A participação da Câmara

A Câmara dos Deputados ocupará um estande de 80 m² no espaço "Parque dos Atletas", próximo ao Rio Centro, onde se reunirão os chefes de Estado entre os dias 20 e 22 de junho, no Segmento de Alto Nível. Ao  Pavilhão 4 do Rio Centro, terão acesso os 50 deputados que compõem a delegação oficial da Câmara,  designada pelo presidente Marco Maia.

No estande do Parque dos Atletas, foi montado um estúdio da TV Câmara para a gravação de programas e entrevistas com especialistas e autoridades, que serão transmitidos para todo o país. Na sala ao lado, quatro monitores de televisão exibirão documentários, reportagens e campanhas de utilidade pública relacionadas à questão ambiental e à sustentabilidade. Também haverá quatro estações de computadores conectados à internet, de onde será possível acessar o hotsite criado especialmente para abrigar conteúdos sobre a conferência.

O programa de gestão socioambiental da Câmara - EcoCâmara - apresentará as iniciativas da instituição voltadas para a sustentabilidade e compartilhará dicas e conteúdos pedagógicos. O Departamento de Taquigrafia da Câmara preparou uma compilação dos discursos parlamentares relacionados à questão ambiental, disponíveis em meio impresso e na internet.

Juventude e Sustentabilidade

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizará, no dia 14 de junho, um debate sobre o tema "Juventude e Sustentabilidade". O evento, voltado ao público jovem, é parte da programação da Câmara dos Deputados no âmbito da conferência Rio+20.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da comissão e idealizadora do evento, acredita que o debate pode contribuir para aproximar a juventude das discussões sobre o desenvolvimento sustentável. Afinal, lembra a deputada, a Rio +20 “é fórum indiscutível para a abordagem de temas relativos à habitabilidade do planeta para as gerações futuras”.

A conferência discutirá o desenvolvimento sustentável sob as óticas ambiental, econômica e social.  O encontro contará com a participação de personalidades do meio artístico e literário, segundo a comissão.

Um dos palestrantes será José Júnior, dirigente do grupo cultural AfroReggae, ONG que surgiu nos anos 90 como banda musical e jornal informativo, com foco na valorização da cultura negra. Hoje, o AfroReggae atua em comunidades carentes do Rio de Janeiro, atraindo jovens para atividades culturais.

O jovem Rene Silva, que ficou conhecido por ter criado o jornal Voz da Comunidade após a ocupação do Complexo do Alemão (RJ), igualmente participará do debate. Ele vai apresentar o olhar dos moradores sobre a vida cotidiana no complexo e do trabalho para fazer da comunidade um modelo em sustentabilidade.

Também participará do encontro Oscar Motomura, fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key. Motomura é conselheiro do movimento “Carta da Terra”, que aborda “princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica”. Outro palestrante será o poeta amazonense Thiago de Mello.

As inscrições para participar do encontro podem ser feitas aqui .

Serviço
Dia: 14 de junho
Horário: Das 14h às 17h
Local: Espaço Arena da Barra – Auditório ARN 1

Apresentação do relatório "Ciclo de Debates Rio +20"

Durante a conferência, será apresentado relatório sobre o Ciclo de Palestras e Debates para a Rio+20, organizado por subcomissão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e pela Frente Parlamentar Ambientalista.

Os Encontros Rio +20 foram realizados em Manaus, Cuiabá, São Paulo, Recife e Porto Alegre, entre os meses de setembro e dezembro de 2011 e ainda em janeiro de 2012. Em março deste ano, um último encontro – “Em Busca de uma Economia Sustentável” – ocorreu na Câmara, em Brasília, com o tema Economia Verde.

O objetivo dos encontros foi envolver as diferentes regiões do Brasil na preparação da Conferência Rio +20. De acordo com o deputado Sarney Filho (PV-MA), presidente da Comissão de Meio Ambiente e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o trabalho foi importante para revelar as percepções das diversas regiões e biomas sobre os temas a serem abordados na conferência.

Cientistas, jornalistas, sociedade civil organizada e classe política diagnosticaram e propuseram alternativas para os principais problemas ambientais brasileiros. Os temas debatidos foram: biomas, recursos hídricos, meio ambiente urbano, energia e segurança alimentar. Os debates foram orientados de acordo com os dois eixos básicos da Rio+20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e as alternativas para uma melhor governança, tendo em vista o desenvolvimento sustentável.

Serviço
Apresentação do relatório "Ciclo de Palestras e Debates para a Rio+20"
Data: 15 de junho de 2012
Horário: Entre 16h e 19h
Local: Parque dos Atletas

Cidadania e sustentabilidade - A construção do Núcleo de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados  (EcoCâmara)

No dia 16 de junho, o Espaço do CNO no Parque dos Atletas vai receber o evento “Cidadania e sustentabilidade - A construção do Núcleo de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara)”. Gilson Vasconcelos Dobbin, coordenador-geral-adjunto do EcoCâmara, e Jacimara Guerra Machado, assessora técnica do mesmo comitê, farão palestra sobre as iniciativas de caráter sustentável que vem sendo adotadas pela Câmara dos Deputados.

Criado em 2003, EcoCâmara vem implantando métodos e ações que contemplam um novo modelo de desenvolvimento, economicamente viável, com mais justiça social e menor impacto sobre o meio ambiente.

Seus projetos são segmentados e abrangem onze áreas específicas: Áreas Verdes e Proteção à Fauna; Coleta Seletiva e Responsabilidade Social; Gestão de Resíduos Perigosos; Comunicação Institucional; Licitação Sustentável e Legislação Aplicada; Arquitetura e Construção Sustentável; TI Verde; Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas, e, ainda, Educação Ambiental.

Neste evento paralelo à Rio+20, os palestrantes vão mostrar como o EcoCâmara vem inserindo práticas sustentáveis nas rotinas da Câmara dos Deputados, os desafios encontrados e resultados obtidos ao longo dos nove anos de sua existência. A idéia é apresentar um roteiro a ser seguido por outros órgãos públicos e instituições privadas que pretendam adotar iniciativas semelhantes.


Serviço
Cidadania e sustentabilidade - A construção do Núcleo de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara)
Palestrantes: Gilson Vasconcelos Dobbin e Jacimara Guerra Machado.
Data: 16 de junho
Horário: das 14 às 16 h
Local: Espaço do CNO no Parque dos Atletas, Auditório CNO 1.
Endereço do Parque dos Atletas: Avenida Salvador Allende s/n, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro RJ

Fórum Paralelo de Proteção Animal

Será realizado nesta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro, o Fórum Paralelo de Proteção Animal. O debate, com lideranças e integrantes do movimento de defesa animal, buscará aprofundar temas correlatos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).


O organizador do evento é o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. A finalidade, segundo ele, é contextualizar e detalhar ao segmento assuntos polêmicos, como reforma do Código Florestal; reforma do Código Penal; construção da hidrelétrica de Belo Monte; transposição do Rio São Francisco e aplicação do conceito de bem-estar animal.


“A conferência, embora dedicada ao debate da preservação do meio ambiente e à proteção aos seres vivos, não se debruça sobre a defesa dos animais. Queremos inserir o tema na Rio+20 e alertar para as propostas que estão dizimando o habitat dos seres vivos e comprometendo a nossa biodiversidade”, explicou o deputado.


O Fórum Paralelo ocorrerá na sede da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e tem o apoio do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. O deputado Tripoli observa que o encontro é aberto a todas as ONGs filiadas à WSPA.
Deverá participar do fórum paralelo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Foram convidados também o secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e o ex-deputado federal Fernando Gabeira, entre outros.

Serviço

Fórum Paralelo de Proteção Animal

Data: 15 de junho de 2012, das 8h às 11h;
Local: sede da Sociedade Mundial de Proteção Animal – WSPA Brasil. Av. Princesa Isabel, 323, 8º andar. Copacabana, Rio de Janeiro

 

Audiências públicas sobre mudanças climáticas

 

Audiência 1

Será realizada no dia 19 (terça-feira) a audiência pública “Os princípios da Política Nacional de Mudanças Climáticas nos marcos da sustentabilidade”. O encontro, no Parque dos Atletas, é promovido pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, com coordenação do deputado Márcio Macêdo (PT-SE).

Estarão em debate os princípios da Política Nacional de Mudanças Climáticas nos marcos da sustentabilidade, durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Deverão participar o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado; o deputado Sarney Filho (PV-MA), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara; Karen Regina Suassuna, diretora do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente; e um representante do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.


Serviço
Audiência Pública: Comissão Mista Permanente sobre Mudanças
Climáticas
Tema: Os princípios da Política Nacional de Mudanças Climáticas nos marcos da sustentabilidade
Data: 19 de junho
Local:Auditório CNO 04, no Parque dos Atletas – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Horário: 15h


Audiência 2

Audiência pública regional, com a participação da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado, será realizada no dia 21 (quinta-feira). Também no Parque dos Atletas, o encontro vai discutir os objetivos, o alcance e os resultados da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. A responsável pela audiência é a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Os convidados internacionais são o ministro Manuel Pulgar-Vidal, do Ambiente do Peru; o vice-ministro de Relações Exteriores do Suriname, Robby Ramlakhan; o embaixador Alejandro A. Gordillo, secretário-geral da OTCA (Brasília); e Horácio Sevilla Borja, embaixador   do   Equador   no  Brasil  e presidente  da  Comissão de Coordenação  do Conselho de Cooperação Amazônica.

Serviço
Audiência pública regional: Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas

Tema: Objetivos, alcance e resultados da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
Data: 21 de junho
Local: Auditório CNO 03 - Parque dos Atletas, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Horário: 15h30

Rio Climate Challenge (RCC) – Rio/Clima

Evento que será realizado dos dias 13 a 21 de junho, envolvendo grupos facilitadores provenientes de países que são grandes emissores e de alguns países em situação de grande vulnerabilidade, para modelar e propor à Rio + 20 o “Desafio Rio/Clima – The Rio Climate Challenge”.
O objetivo do encontro é propor um caminho ambicioso, mas factível, para se manter a concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera abaixo de 450 ppm e o aumentomédio de aquecimento do planeta, nesse século, abaixo de 2 graus centígrados.

Foram convidados para este evento acadêmicos, cientistas, executivos do setor privado, formuladores de políticas públicas e líderes políticos veteranos e emergentes dos seguintes países: Brasil, África do Sul, Índia, União Europeia, Alemanha, França, Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália, Japão, Indonésia, Rússia, Qatar, Bangladesh e Ilhas Maldívias.

Agenda do evento sujeita a alterações. Verificar atualizações no site: www.rioclima.com.br.

Programação:

Atividades plenárias com público convidado/inscrito:

13/6 – 9h/9h30 – Quarta-feira – FIRJAN
Abertura de trabalhos
Eduardo Eugenio Gouveia Vieira, presidente da FIRJAN, Deputado Alfredo Sirkis, presidente da Subcomissão Rio+20, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e coordenador da RCC.
9h30/12h30
Painel parlamentar
Senadores Fernando Collor, Sérgio Souza, Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque.
Deputados: Sarney Filho, Marcio Macedo, Eduardo Azeredo.
15h/19h
Atualização: mudanças climáticas no horizonte 2015-2020-2050
Painel 1 – Luís Pinguelli Rosa, secretário executivo do Forum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Emilio La Rovere, professor da UFRJ, Fábio Feldmann, ex- deputado constituinte e Suzana Khan.
Painel 2 – Tasso Azevedo,  Juliano Assunção, Rubens Ricupero.
14/6 – 9h/12h30 – Quinta-feira – FIRJAN
Cerimônia internacional de abertura
Maurice Strong, presidente da Rio 92, Fernando Henrique Cardoso, Prof. José Goldemberg, Ivo de Boer, ex-secretário da Convenção do Clima e Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
15h/18h
“Uma visão para a meta de 450ppm e 2 graus”
Tom Heller, David Jhirad, Laurence Toubiana, Eduardo Viola, Wu Chingua, Andrew Steer, Alfredo Sirkis.
15/6 – 9h/10h30 – Sexta-feira – FIRJAN
Discussão do Marco Inicial do Rio/Clima – propostas de mitigação, métrica, financiamento e adaptação.Recomendações para a Rio+20 e COP 18.
Mark Young, Alfredo Sirkis, Ivo de Boer, Fábio Feldman, Emanuel Guerin.
15h/17h
Financiando a economia de baixo carbono
Tom Heller, Kaushik Deb, Al Wehaibi, Andrew Steer, Arminio Fraga.
17h30/19h30
Adaptação às mudanças climáticas: segurança alimentar e águas
Marina Silva, Yossi Beilin, Aspásia Camargo, Mohamed Chauhuri.
17/6 – 10h/11h – Domingo – Forte de Copacabana
Conferência de Imprensa – Forte Copacabana
Cerimônia de encerramento
18/6 – 9h30/18h – Segunda-feira – FIRJAN
Negociação simulada para um acordo do Clima
Ex-presidentes, governadores, ministros, senadores
e deputados dos países participantes.
Composição em processo de confirmação. Utilizarão os cenários produzidos pelos grupos facilitadores para eventualmente chegar num “Acordo do Clima Simulado” .
20/6 – Quarta-feira – Rio Centro
Conferência de imprensa
21/6 – 21h – Quinta-feira – Forte Copacabana
Show – Gilberto Gil, Andy Summers & amigos
Grupos facilitadores
13/6 – 9h/10h30 – Quarta-feira – FIRJAN
Reuniões de instalação
Sala 1 – Grupo do Cenário de Mitigação (GM)
Sala 2 – Grupo do Cenário de Financiamento da Economia de Baixo Carbono (GF)
Sala 3 – Grupo do Cenário de Adaptação (GA)
Sala 4 – Grupo de Proposta de Nova Métrica (GMTR)
11h/13h30
Reunião conjunta dos grupos
17h/19h30 – Salas 1 a 4
Exercícios dos grupos*
*Os grupos trabalharão com técnicas de construção de cenários e com o software Macbeth de apoio à tomada e decisão.
14/6 – 17h/19h30 – Quinta-feira – FIRJAN
Exercícios dos grupos
15/6 – 11h/13h30 – Sexta-feira – FIRJAN
Exercícios dos grupos
15h/19h30
Exercícios dos grupos