Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados
Você está aqui: Página Inicial > A Câmara > Centro de Estudos e Debates Estratégicos - CEDES

Cedes divulga balanço do biênio 2015/2016

No biênio de 2015/2016, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes) lançou quatro importantes estudos. Em maio de 2015, foi lançada a publicação “Instrumentos de Gestão das Águas”, cujo objetivo principal é assegurar que as gerações futuras tenham acesso à agua de qualidade. Ao final do trabalho, foram apresentadas duas proposições legislativas: um projeto de lei que modifica pontualmente a Lei das Águas e uma Indicação ao Poder Executivo/Ministério de Meio Ambiente (MMA), ambas com o propósito de aprimorar a aplicação da norma, dando especial ênfase à consolidação e ao fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, em nível nacional.

Em outubro do mesmo ano, o Cedes lançou o livro sobre “Mobilidade Urbana”, que aborda diversos aspectos do problema, tais como: a evolução e o cenário atual da mobilidade urbana; os impactos causados pela imobilidade; o financiamento do setor e a questão do federalismo/cooperativismo. Além de sugerir mudanças na legislação, o trabalho aponta ações necessárias em todos os níveis de governo e o aprimoramento de políticas públicas, com maior participação da população, visando melhorias na qualidade de vida das cidades.

Já no final do ano seguinte, em dezembro 2016, foi a vez do estudo “Arco Norte: um desafio logístico”, que propõe a implantação de uma nova logística de transporte para o País, com o deslocamento do escoamento de parte da produção agrícola dos portos das regiões Sul e Sudeste para a Região Norte. Com a nova abordagem sugerida, espera-se reduzir os custos com transporte e aumentar a competitividade dos exportadores brasileiros. O estudo aponta para a implementação de projetos multimodais, integrando rodovias, hidrovias, ferrovias e portos. O trabalho apresenta dez proposições legislativas voltadas à previsibilidade dos investimentos governamentais, à racionalidade dos processos de licenciamento ambiental, ao emprego de práticas mais eficientes de contratação de grandes obras pelo setor público e à garantia de maior segurança jurídica para os investidores. 

Ainda em 2016, foi finalizado o estudo “Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece”, mas o lançamento ocorreu somente em fevereiro de 2017. A publicação faz uma análise completa dos impactos da mudança de perfil populacional, abordando os seguintes aspectos: previdência social; mercado de trabalho; sistema de saúde; violência contra o idoso; mobilidade urbana; educação ao longo da vida; direitos e garantias fundamentais das pessoas idosas e cuidados de longa duração.

Além disso, foram iniciados nesse período mais dois estudos. Um sobre “Segurança Pública”, que tem por objetivo traçar um diagnóstico dos principais problemas da área e apontar soluções que possam aumentar a sensação de segurança das pessoas e reduzir a percepção de impunidade. E outro, sobre “Desenvolvimento Regional e Instituições de Ensino Superior”, cuja proposta é verificar os arranjos existentes e buscar políticas públicas que induzam às Instituições brasileiras a abrigar ações mais articuladas de planejamento e de desenvolvimento local/regional voltadas às comunidades envolvidas. O trabalho propõe-se a incentivar a constituição de Centros de Desenvolvimento Regional, aproximando as Instituições de Ensino Superior à realidade onde se inserem, tendo como foco suas potencialidades; a incorporação de inovações tecnológicas; de processos produtivos e de gestão mais eficientes e, ainda, estimulando o fortalecimento do associativismo e do empreendedorismo.

Durante a elaboração dos estudos, foram feitos extensos debates com especialistas das áreas. Entre os quais destacam-se:  a pesquisadora do Ipea, Ana Amélia Camarano, o economista, Paulo Tafner, e o ex-ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, Paulo Roberto Haddad. Ao todo, foram realizados 18 eventos, 43 reuniões e apresentadas 30 proposições. Clique aqui e saiba mais.

 

  

                                                                        

                      

Centro de Estudos e Debates Estratégicos 

 

Câmara dos Deputados, Anexo III, Ala B, Salas 7, 9 e 11,

Brasília - DF, CEP: 70160-900

Tel.: (061) 3215-8625/3215-8627 a 8632

 

 

Notícias

Informações de Apoio

Mapa do Portal