26/11/24 - Câmara entrega amanhã Prêmio Brasil Mais Inclusão
A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (27/11) a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão Deputada Amália Barros. A premiação é anual e homenageia empresas, entes federados (União, estados e municípios), entidades (ONGs, OSCIPs) ou personalidades que tenham realizado ações de inclusão de pessoas com deficiência ou que sejam, elas próprias, exemplos de vida e superação. O evento será às 16h, no Salão Nobre da Câmara.
Os dez agraciados são contemplados com diplomas de menção honrosa. Metade da premiação é dedicada a personalidades e entes federados, que concorrem na categoria "Mérito Darci Barbosa". A outra metade é dedicada a empresas, ONGs e entidades sociais, que concorrem na categoria "Mérito João Ribas".
Os homenageados de 2024 são:
Mérito Darci Barbosa
Daniel Grossi Marconi (Barretos-SP) – médico e coordenador-geral do serviço de reabilitação do Hospital de Amor de Barretos. Portador de uma deficiência física no pé, é idealizador do projeto que se tornou o maior complexo de reabilitação da América Latina, o Hospital de Reabilitação Dream da Amazônia, que oferece um tratamento humanizado associado a tecnologias e 100% gratuito.
Maria de Fátima Rodrigues Carvalho (Goiânia-GO) – mãe de 2 filhas, ficou tetraplégica após um acidente de trânsito em 1995. Atua desde então na Associação dos Deficientes Físicos do Estados de Goiás e luta pela promoção da melhoria de vida das pessoas com deficiência.
Paola Antonini França Costa (Belo Horizonte-MG) – modelo e influenciadora digital que ganhou notoriedade após sofrer um grave acidente em 2014, que levou à amputação de uma de suas pernas. Tornou-se exemplo de superação e resiliência. Em 2020, fundou um instituto que ajuda na reabilitação de pessoas com deficiência.
Telma Nantes de Matos (Campo Grande-MS) – é subsecretária de políticas públicas para pessoas com deficiência do Mato Grosso do Sul e realiza ações de inclusão desse segmento da população no mercado de trabalho, no atendimento humanizado na saúde e na segurança pública.
Vanessa Luiza Romanelli Tavares (São Paulo-SP) – bióloga, doutora em genética e especialista em doenças raras, tem atrofia muscular espinhal desde os 7 anos. Atua em pesquisas sobre doenças genéticas e é atualmente pesquisadora no Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Instituto Jô Clemente, em São Paulo.
Mérito João Ribas
Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Niterói-RJ)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Rio de Janeiro-RJ)
Casa de Maria (Belo Horizonte-MG)
Centro de Educação Física e Desportos (Rio de Janeiro-RJ)
Instituto Amália Barros (Brasília-DF)
Sobre o prêmio
O Prêmio Brasil Mais Inclusão foi criado em 2015, mas em 2024 teve acrescentado o nome da deputada Amália Barros, em homenagem à parlamentar que pautou a sua vida pública pela defesa das pessoas com deficiência.
Amália Barros nasceu em Mogi Mirim (SP), formou-se em Jornalismo e aos 20 anos perdeu a visão de um olho por causa de infecção por toxoplasmose. Foi submetida a 15 cirurgias e precisou remover o olho, passando a usar uma prótese ocular em 2016.
Amália inspirou a Lei 14.126/2021, apelidada com seu nome, e que classifica a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial. No mesmo ano, fundou o Instituto Amália Barros, que foi rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. O instituto realiza campanhas de doação de próteses oculares e presta assistência a monoculares.
Foi eleita deputada federal por Mato Grosso em 2023, mas morreu em 12 de maio de 2024, no exercício do mandato, em função de complicações pós-cirúrgicas para retirada de nódulo no pâncreas.
Serviço
Cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão Deputada Amália Barros
Data: 27 de novembro
Horário: 16h
Local: Salão Nobre