23/10/2015 - Câmara dos Deputados premia educadores na terça-feira
A Câmara dos Deputados entregará na terça-feira (27/10) o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, que visa homenagear pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações se destacaram na área. A cerimônia ocorrerá no Salão Nobre da instituição, às 16 horas.
Instituído pela Comissão de Educação da Câmara, o prêmio prevê a concessão de diploma de menção honrosa e a outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pelo colegiado entre aquelas indicadas por deputados e senadores. As indicações devem conter dados qualificativos e informações que comprovem a adequação dos indicados ao prêmio. Na escolha dos premiados, a Comissão leva em conta critérios como originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.
Os contemplados deste ano foram o educador Daniel Tojeira Cara, a professora Débora Seabra e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Perfis
Doutorando em Educação, mestre em Ciência Política e bacharel em Ciências Sociais, Daniel Tojeira Cara é coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro titular do Fórum Nacional de Educação. Foi um dos grandes defensores da destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação e se transformou no representante oficial pela luta pela aprovação do Plano Nacional de Educação.
Natural de Natal (RN), Débora Seabra é a primeira professora com síndrome de Down no país. Nos últimos anos dedicou-se à educação infantil, à defesa da inclusão na escola regular de professores e à defesa de estudantes com deficiência nas instituições de ensino. Recentemente lançou o livro “Débora conta Histórias”, um apanhado de fábulas infantis sobre o direito de ser diferente.
Com projetos sociais em municípios e regiões metropolitanas, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi criada em 1965, pela família Souto Vidigal. A entidade trabalha na geração e disseminação de conhecimentos para o desenvolvimento integral da criança.