Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Veja abaixo a Biografia do homenageado - Darcy Ribeiro.

DARCY RIBEIRO            

  

Antropólogo, romancista e político mineiro. Um dos principais intelectuais brasileiros; é o fundador da Universidade de Brasília.

Darcy Ribeiro (26/10/1922-17/2/1997) – nasceu em Montes Claros. Forma-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. No ano seguinte, como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passa períodos com várias tribos indígenas. Publica os livros Religião e Mitologia Kadiwéu (1950); Línguas e Culturas Indígenas do Brasil (1957; Arte Plumária dos Índios Kaapor (1957),este em colaboração com sua mulher, Berta Ribeiro; e A Política Indigenista Brasileira (1962). É chefe da Casa Civil da Presidência da República entre 1963 e 1964. Com o golpe militar, foge para o Uruguai, onde vive por quatro anos. Volta definitivamente ao Brasil em 1974 e passa a participar da política carioca. Em 1982 elege-se vice-governador do Rio de Janeiro na chapa liderada por Leonel Brizola pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Concorre ao governo estadual em 1986, mas é derrotado. Em 1990 elege-se senador pelo Rio. Escreve romances como Maíra (1977), O Mulo (1981), Utopia Selvagem (1982) e Migo (1988).

Faleceu em 17 de fevereiro de 1997.  No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.

Fonte: Quem é Quem na História do Brasil  (Editora Abril – 2000)

"O livro mais importante do Brasil é o Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre. Mas é o ponto de vista da classe dominante sobre o que é a casa-grande e a senzala. Não explica o Brasil. Eu sempre tive como preocupação explicar as causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos e, por isso, escrevi As Américas e a Civilização."

"Eu não tenho medo da morte. A morte é apagar-se, como apagar a luz. Presente, passado e futuro? Tolice. Não existem. A vida vai se construindo e destruindo. O que vai ficando para trás com o passado é a morte. O que está vivo vai adiante" . Darcy Ribeiro

AGRACIADOS 2002 A 2018

Legislação relacionada ao Prêmio:

Resolução 30, DE 1998

Ato da Mesa 31, DE 2000

Cronograma para apresentação das Indicações:

Quando apresentar: durante o 1º semestre de cada ano.

Onde: na Secretaria da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Anexo II Ala C, Sala 170.

Quem apresenta? Parlamentar do Legislativo Federal (Deputados e Senadores).

Quem pode ser indicado? Pessoa física e Jurídica.

Quantos serão agraciados anualmente? 3 finalistas.

Quem escolhe os agraciados? Os membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

 

 AGRACIADOS AO PRÊMIO DARCY RIBEIRO EM 2019

Em reunião realizada no dia 14 de agosto de 2019, após votação e apuração dos votos dos membros da Comissão de Educação, foram escolhidos os três agraciados do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – 2019. A Premiação foi entregue em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados no dia 29 de outubro de 2019 aos escolhidos:

- FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (FNPE)

Autores: Deputados Waldenor Pereira (PT/BA), Professora Rosa Neide (PT/MT), Natália Bonavides (PT/RN), Pedro Uczai (PT/SC), Reginaldo Lopes PT/MG, Rejane Dias (PT/PI), Zeca Dirceu (PT/PR), Rogério Correia (PT/MG), Alencar Santana Braga (PT/SP), José Guimarães (PT/CE), José Ricardo (PT/AM), Margarida Salomão (PT/MG), Maria do Rosário (PT/RS), Marília Arraes (PT/PE) e Patrus Ananias (PT/MG).

JAYSE ANTÔNIO DA SILVA FERREIRA

Autor: Deputado Túlio Gadêlha (PDT/PE)

UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (UNDIME)

 Autora: Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO).

 

Como foi o processo de escolha dos 10 finalistas em 2019:

Em reunião realizada no dia 27/06/19, foram escolhidos os 10 finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – 2019.

 Acesse aqui o resultado (em ordem alfabética)

Veja o resumo da ação educativa de cada um dos 10 finalistas. 

 

Veja aqui o Livreto com o resumo da ação educativa dos finalistas e o histórico da Premiação,  distribuído na Cerimônia.

Acesse, nos links abaixo, os Livretos das premiações anteriores:

2018

2017

2016

 

_________________________________________________________________________________________

Notícias anteriores:

A Comissão de Educação divulga lista com os 39 Indicados ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação - Edição 2019. Está aberto o prazo para os membros da Comissão indicarem 10 nomes dentre os indicados. 

Lista dos 39 Indicados com ação educativas - 2019.

Próximas etapas.

Datas das etapas do Prêmio.  

 

 

Ações do documento