Manifestações por ocasião de seu desaparecimento no ano de 1992

ADYLSON MOTTA , PDS, Rio Grande do Sul.

Homenageio o maior político deste País nos últimos anos, cuja história se confunde com a própria história da luta democrática brasileira. Culto, inteligente, versátil, espirituoso, corajoso e entusiasmado, o Deputado Ulysses tinha, entretanto, no trato com as pessoas, no diálogo, na harmonização, na conciliação, a sua melhor virtude.

DCD, 15 out. 1992, p. 22609.

AGOSTINHO VALENTE , PT, Minas Gerais.

Ulysses Guimarães, que sempre teve a confiança e o respeito da Nação, exerceu as suas tarefas políticas voltado para o povo brasileiro”.

DCD, 15 out. 1992, p. 22611.

ALDO REBELO , PCdoB, São Paulo.

“... é do conhecimento de todos que o Partido Comunista do Brasil não estava de acordo com o Deputado Ulysses Guimarães em tudo. No entanto, reconhecia a forma corajosa e a maneira com que enfrentava os momentos da resistência democrática no País e os difíceis momentos de sua trajetória política. De cabeça erguida, participou das eleições de 1989 como um exemplo de dignidade cívica.”

DCD, 15 out. 1992, p. 22609.

ALOÍSIO VASCONCELOS , PMDB, Minas Gerais.

“Inequivocamente, jamais esqueceremos o bom velhinho da campanha de 1989, do grande amigo de sempre e, principalmente, do maior político que esta Casa abrigou nos últimos anos.”  

DCD, 15 out. 1992, p. 22629.

AMAURY MÜLLER , PDT, Rio Grande do Sul.

“Ulysses foi um servo do povo. Serviu aos humildes, aos oprimidos, aos desvalidos, aos carentes de justiça social, de liberdade e de democracia. Por isso, foi maior do que todos nós e hoje ocupa um lugar de destaque ao lado de Deus, nos páramos eternos.”  

DCD, 15 out. 1992, p. 22616.

ARTHUR DA TÁVOLA , PSDB, Rio de Janeiro.

“A finalidade da ação política de Ulysses parecia ser a democracia. A sua força moral advinha, portanto, de uma base de dignidade que lhe permitia a visão ampla da ação política e fazia com que a sua vida política fosse a exata correspondência dos seus ideais políticos.”

DCD, 15 out. 1992, p. 22616.

CÉLIO DE CASTRO , PSB, Minas Gerais.

“Quero destacar, neste momento de dor e amargura, dois aspectos que marcaram a vida de Ulysses: a dignidade e a audácia.”  

DCD, 15 out. 1992, p. 22612.

CHICO VIGILANTE , PT, Distrito Federal.

“Ulysses Guimarães, para ser respeitado, não precisava de cargo. A sua figura era e continuará sendo maior do que qualquer cargo nesta República”.

DCD, 15 out. 1992, p. 22612.

DEJANDIR DALPASQUALE , PMDB, Santa Catarina.

“Nunca se viu o Dr. Ulysses no meio da tropa ou na sua retaguarda. Pelo contrário, estava sempre à frente, como que querendo proteger os seus seguidores.”

DCD, 16 out. 1992, p. 22707.

ELIAS MURAD , PSDB, Minas Gerais.

“... quero lembrar uma faceta muito especial do nobre Deputado Ulysses Guimarães, a sua capacidade inominável de cunhar frases adequadas nos momentos certos, numa linguagem límpida, escorreita, brilhante e, às vezes, até sutil, quando não um pouco ferina. S Exa.   era capaz de, em poucas palavras, mandar sua mensagem no momento oportuno...”  

DCD, 16 out. 1992, p. 22709.

ERALDO TRINDADE , PFL, Amapá.

“...Ulysses Guimarães respondeu que voltava para a planície, mas não de pijama, e sim vestindo o uniforme da luta em busca de um País melhor, mais democrático...”

DCD, 15 out. 1992, p. 22618.

HÉLIO BICUDO , PT, São Paulo.

“Nos seus 45 anos de atividade parlamentar, Ulysses foi um Parlamentar na mais lídima expressão da palavra. Ele sabia parlamentar e tinha autoridade para parlamentar, fosse com quem fosse, desde o mais humilde   servidor da República até   próprio Presidente da República.”

DCD, 15 out. 1992, p. 22607.

ISRAEL PINHEIRO , PRS, Minas Gerais.

“Ulysses Guimarães possuía uma das maiores qualidades do político: a capacidade de aceitar as divergências sem ódio, sem rancores, sem ressentimentos ”.

DCD, 15 out. 1992, p. 226720.

INOCÊNCIO OLIVEIRA , PFL, Pernambuco.

“Realmente, o Dr. Ulysses Guimarães é o símbolo desta Casa, e nos últimos 40 anos converteu-se, sem sombra de dúvidas, num dos maiores Parlamentares do nosso País. Foi o Sr. Diretas-Já, o Sr. Redemocratização, o Sr. Impeachment”.  

DCD, 30 out. 1992, p. 23779.

IVANDRO CUNHA LIMA , PMDB, Paraíba.

“Não necessitava de cargos, postos, posições para liderar ou comandar. General sem estrelas, restavam-lhe sempre galões indeléveis, traços inseparáveis do seu caráter sem   jaça, personalidade excepcional e liderança inconteste.”

DCD, 16 out. 1992, p. 22711.

JOÃO FAGUNDES , PMDB, Roraima.

“Administrador de crises e indicador de soluções e rumos, ele se tornou o artífice maior da obra de 'engenharia política que tem sido a construção do Brasil contemporâneo.”

DCD, 14 out. 1992, p. 22496.

JOÃO FAUSTINO , PSDB, Rio Grande do Norte.

“Ulysses não morreu, porque não se morre quando se deixa uma vida. Ulysses fica aqui mesmo, neste chão de lutas, porque enquanto houver tiranos, enquanto existir injustiça, ele estará conosco pelo seu exemplo, pelas suas ideias, pela sua bravura. Aqui continua, sob a inspiração da sua imorredoura figura, a luta pelo   parlamentarismo, pelo fortalecimento das instituições democráticas, pelas liberdades individuais, pela justiça social e pelo respeito à lei e ao Estado de Direito.”

DCD, 16 out. 1992, p. 22722.

JOÃO PAULO , PT, Minas Gerais.

“Mais importante do que isso, no entanto, é ver, do ponto de vista da História, que Ulysses foi um homem fundamental em seu tempo, com   toda a sua gana, a sua crença nos valores democráticos e a sua confiança no povo,   para tomar as rédeas do processo histórico e construir a sua realidade política sustentada na liberdade.”

DCD, 15 out. 1992, p. 22616.

JONES SANTOS NEVES , PL, Espírito Santo.

"Passado é o que passou. Não passou o que ficou na memória ou no bronze da história."

DCD, 22 out. 1992, p. 23110.

JORGE UEQUED , PSDB, Rio Grande do Sul.

“A figura de Ulysses sobrepaira no Congresso porque ele era, na verdade, o Congresso, ele era o Legislativo, ele era   a resistência e foi, há poucos dias, o ajudante da construção daquilo que pensamos ser a perpetuação da democracia no País”.

DCD, 14 out. 1992, p. 22501.

JOSÉ CARLOS COUTINHO , PDT, Rio de Janeiro.

“Que viva Ulysses Guimarães nos espaços para onde foi transladado, pois quem   nunca se deixou abater, não se curvaria diante do último dos inimigos, a morte.”

DCD, 21 out. 1992, p. 23003.

JOSÉ GENOÍNO , PT, São Paulo.

" Ele se relacionava com o poder com prazer, com alegria, porque política, para ele, era um instrumento, uma maneira de chegar ao poder, e o fazia através de valores democráticos e éticos”.

DCD, 15 out. 1992, p. 22614.

JOSÉ MARIA EYMAEL , PDC, São Paulo.

“Assemelhou-se a Moisés quando, com sagrada autoridade, ordenou ao mar de soldados e cães que impedia a travessia para a liberdade em Salvador que se abrisse em nome do líder da Oposição. Já naquele momento, a totalidade do   povo brasileiro falava pela boca de Ulysses Guimarães.”

DCD, 22 out. 1992, p. 23118.

JÚLIO CABRAL , PTR, Roraima.

“Ante as injustiças, o ódio dos maus brasileiros, a ignomínia, viesse de onde viesse, Dr. Ulysses concitava a Nação e seus pares nesta Casa fileiras, a reforçar a coesão popular, a cimentar a união do bem contra o mal, a fim de que as instituições não sucumbissem.”

DCD, 16 out. 1992, p. 22718.

LEOMAR QUINTANILHA , PDC, Tocantins.

“O Parlamento brasileiro, perplexo, começa se dar conta da irreparável perda. Do imenso vazio. Do profundo silêncio. Desaparece o paladino da justiça, o guerreiro da democracia. Vai-se o conciliador. Perdemos o mestre .”

DCD, 16 out. 1992, p. 22707.

LUIZ CARLOS HAULY , PST, PR.

“O importante, agora, é que cada um de nós, que tivemos o privilégio de conhecer Ulysses Guimarães, permaneçamos fiéis ao seu ideário político, suplantando divergências e paixões em benefício do país”.

DCD, 30 out. 1992, p. 23804.

PEDRO TONELLI , PT, Paraná.

“O Brasil perdeu um referencial importante neste momento de afirmação da cidadania e de esforço para o estabelecimento de um novo padrão ético na política. Fica o exemplo desse político que soube exercer todas as funções que ocupou com dignidade e decência .”

DCD, 15 out. 1992, p. 22624.

ROBERTO MAGALHÃES , PFL, PE.

“Como entender que Ulysses Guimarães jamais tenha governado o Estado de São Paulo e que não tenha chegado efetivamente à Presidência da República?”

DCD, 16 out. 1992, p. 22715.

RUBENS BUENO , PSDB, Paraná.

“Assim foi Ulysses Guimarães, sempre a favor do direito, sempre combatendo o crime e defendendo a democracia.”

DCD, 15 out. 1992, p. 22620.

SANDRA CAVALCANTI , PFL, Rio de Janeiro.

“Temos que honrar essa figura que se foi, porque é um patrimônio da vida política brasileira, é um patrimônio nosso, dos Parlamentares. Temos que exaltá-lo, temos que manter a sua memória muito viva na consciência do povo brasileiro, para que ele saiba que figura de Parlamentar era aquela.”

DCD, 16 out. 1992, p. 22721.    

SIDNEY DE MIGUEL , PV, Rio de Janeiro.

“Esta homenagem é em reconhecimento ao seu trabalho na Câmara dos Deputados em defesa dos povos indígenas, que tiveram garantidos os seus direitos na Constituição Federal de 1988.”

DCD, 30 out. 1992, p. 23778.

TIDEI DE LIMA,  PMDB, SP.

“Ulysses Guimarães sempre foi inspirador da confiança, do rumo certo a ser seguido, da sensibilidade de quem toma a história em suas mãos e, certo e seguro do que está fazendo, a conduz para que seja a melhor para seu País e para seu povo”.

DCD, 15 out. 1992, p. 22621.

ZILA BEZERRA , PMDB, Acre. 

“No bom estilo do Dr. Ulysses, Sr. Presidente, recorro à sabedoria popular, que, aliás, ouvi neste Plenário recentemente, a definição mais adequada da personalidade combativa do nosso pranteado homenageado: "Não era um atleta de competições amistosas, mas das grandes olimpíadas..."

DCD 16 out. 1992, p. 22711.