Eleições 2022 - Novas Regras
Estudos da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados analisam os impactos que mudanças na legislação terão nas eleições deste ano. Entenda como o fim das coligações e a criação das federações partidárias deve reduzir o número de partidos políticos representados no Congresso brasileiro, que está entre os mais fragmentados do mundo. Isso pode impactar inclusive na maneira como são conduzidas as negociações políticas.
Nestas páginas especiais, o funcionamento das eleições proporcionais é explicada em detalhe. Aprenda a fazer o cálculo do quociente eleitoral, quociente partidário, descobrir que candidatos podem ser eleitos pelas chamadas "sobras", entender a cláusula de barreira e a lógica do sistema proporcional como um todo.
- Conheça a página especial que explica os impactos que as mudanças na legislação terão nas eleições deste ano.
- Descubra o guia e o quiz que conduzem passo a passo no cálculo dos eleitos em uma eleição proporcional.
- "Empurrando a história: mas para onde? Uma análise das regras partidárias criadas pelo STF", Ana Luiza Backes e Carlos Martins Pontes, 2018
- "Questões atuais de direito eleitoral (sobras, proibição de coligações eleitorais, distritão e outras): princípio proporcional x princípio majoritário", Márcio Nunes Rabat, 2021.