Covid-19

Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, foram identificados casos de uma nova doença, descrita, inicialmente, como uma pneumonia de origem desconhecida. Ainda naquele mês, descobriu-se que o agente causador dessa enfermidade era um novo coronavírus.

O que começou de maneira discreta logo se tornaria o assunto mais importante da agenda mundial. A Covid-19 espalhou-se com rapidez, sendo declarada oficialmente como pandemia já em 11 de março de 2020. A luta para conter a disseminação dessa doença potencialmente letal vem impondo enormes desafios, que se fazem sentir tanto do ponto de vista individual como coletivo. A pandemia está transformando a economia, as relações de trabalho, a educação, o lazer.

Lidar com todas essas mudanças ao mesmo tempo em que se protege a saúde da população é a difícil tarefa a cargo do Poder Público — tarefa que é complicada ainda pelo fato de que o próprio conhecimento da doença está em constante e rápida evolução.

A Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados busca contribuir para o sucesso dessa missão por meio dos estudos reunidos nesta página, elaborados por especialistas de variadas áreas do conhecimento. Por meio de levantamentos de dados, análises de políticas adotadas por outros países e comparações entre diferentes vias de ação, busca-se oferecer aos Deputados e ao público em geral as melhores condições de compreender e discutir os rumos do país em meio à maior crise sanitária da história recente.