VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: SAÍDAS POSSÍVEIS




De setembro de 2022 até abril de 2023, pelo menos cinco ataques fatais foram registrados em escolas brasileiras. Nos últimos 12 anos, pelo menos 52 pessoas morreram em atentados em instituições brasileiras. Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2017, 12,5% dos professores brasileiros disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana – índice mais alto entre os 34 países pesquisados.

O aumento da violência nas escolas brasileiras é um fenômeno complexo, com causas múltiplas e soluções difíceis. Estudos realizados pelos consultores Sergio Senna e Kátia Pereira, da Consultoria Legislativa, buscam compreender o problema, apontando para a urgência da ação articulada entre segurança, reestruturação de políticas públicas, garantias de direitos e da transformação cultural de crenças, valores e de emoções.

Uma página especial realizada com o apoio da Direx resume a questão de maneira didática e simples, em um material que pode ser usado para fomentar o debate em salas de aula e entre todos os envolvidos nessa discussão.