BNDES cria programa de fomento para aeronáutica

03/07/2006 00h00

O BNDES lançou um programa de fomento à indústria aeronáutica com o principal objetivo de estimular a elevação do índice de nacionalização dos aviões produzidos no País.

"O grupo terá como função propor ações voltadas para o desenvolvimento de fornecedores instalados no País, com isso, estimular o aumento do índice de nacionalização dos produtos aeronáuticos que contam com financiamento a exportações por parte do BNDES", disse o banco, em comunicado.
O memorando de intenções foi assinado pelo banco, pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), pela Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil e pela Embraer, em São José dos Campos (SP), na sede da empresa.

De acordo com o banco de fomento estatal, "caberá ao BNDES e às demais instituições, a formulação de instrumentos para a concessão de crédito necessário para o crescimento dessa cadeia, bem como para investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento".

Com a formalização do acordo o banco também prevê assumir participações minoritárias em joint-ventures com a intenção de atrair fornecedores de peças para a indústria aeronáutica para o Brasil.

 

Panrotas — 03-07-06