TCU vai investigar paralisações de obras da Petrobras e demissões

Por requerimento do Presidente da Comissão de Trabalho, Deputado Benjamin Maranhão (SD/PB), o Tribunal de Contas da União vai investigar as causas da paralisação de obras da Petrobras e as consequentes demissões de centenas de trabalhadores.
21/08/2015 15h23

Melina Fleury

TCU vai investigar paralisações de obras da Petrobras e demissões

Deputado Benjamin Maranhão (SD/PB), Presidente da CTASP

Requerimento do parlamentar para realização da auditoria pelo TCU já foi aprovado pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Como o Tribunal é órgão auxiliar do Congresso Nacional, tem obrigação constitucional de fazer a investigação quando há aprovação de solicitações nesse sentido. 

Benjamin Maranhão, que preside a Comissão, constatou a necessidade da auditoria após visitas técnicas de integrantes da comissão às obras paralisadas.

"Verificamos que não foram elaborados projetos básicos antes do início das obras da Petrobras, o que comprova um péssimo planejamento dos serviços contratados", destacou. 

Além disso, segundo o parlamentar, existem "sérios fundamentos" para a preocupação com os efeitos da Operação Lava Jato da Polícia Federal sobre as obras da Petrobras, por suspeitas de irregularidades que tiveram como consequência imediata a demissão de milhares de trabalhadores de complexos petroquímicos, refinarias e estaleiros. 

Os deputados da Comissão de Trabalho já visitaram obras em Pernambuco (Ipojuca, em 08/05), Bahia (Maragogipe, em 22/05) e Rio Grande do Sul (Charqueadas, em 03/07), com o objetivo de apurar o aumento do desemprego causado pela paralisação das obras da Petrobras.

 

Fonte: Informativo Solidariedade na Câmara