Ministros são convidados para esclarecimentos na Comissão de Trabalho

Sob deliberação dos parlamentares da Comissão, os ministros Eliseu Padilha, Sarney Filho, Henrique Meirelles, Welligton Moreira Franco e Maurício Quintella serão convidados a prestar esclarecimentos sobre mudanças nos decretos da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) e aumento de projetos no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo federal.
05/09/2017 18h15

Richard Silva/PCdoB na Câmara

Ministros são convidados para esclarecimentos na Comissão de Trabalho

Mesa da CTASP

Sob deliberação dos parlamentares da Comissão, os ministros Eliseu Padilha, Sarney Filho, Henrique Meirelles, Welligton Moreira Franco e Maurício Quintella são convidados a prestar esclarecimentos sobre mudanças nos decretos da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) e aumento de projetos no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo federal.

Os ministros Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, e Maurício Quintella, dos Transportes, Portos e Aviação Civil já confirmaram o convite, e virão à Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira, 13, às 14h. No momento, Maurício Quintella responderá ainda sobre questões de privatizações, como da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

As mudanças referentes à Renca serão questionadas aos ministros Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do Meio Ambiente, Sarney Filho. O ministro do Meio Ambiente é também convidado para dar mais informações sobre 57 novos projetos no PPI. Para explicarem sobre o mesmo tema, os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles; da Secretaria-Geral da Presidência, Welligton Moreira Franco; e dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, receberão convite para participação por parte da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

A deliberação para convites foi decidida na reunião deliberativa que ocorreu hoje (5) na Comissão. Ao todo, os deputados aprovaram 13 propostas. Sendo oito requerimentos, entre eles os cinco convites, e cinco projetos de Lei. 

Impactos da Reforma Trabalhista

Um seminário que vai debater o Direito do Trabalho frente à Lei nº 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) também foi uma das aprovações da Comissão. O decreto, de autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF), tem a proposta de analisar o impacto da Lei. A deputada justifica que discussões e novas propostas à Lei 13.467/2017 são necessárias pelo curto prazo que o projeto de Reforma teve para debate e aprovação na Câmara e Senado. “Em pouco mais de quatro meses de tramitação foi aprovado na Câmara. Seguindo o mesmo ritmo de celeridade processual, não foi sequer revisado pelo Senado Federal”, justificou a parlamentar.

A deputada explica que serão convidados “especialistas na área do Direito do Trabalho, juízes, procuradores e advogados, para aprofundarmos o debate sobre os efeitos da Lei frente ao Direito do Trabalho e às consequentes expectativas na geração de empregos”, concluiu. O coautor do decreto, deputado Vicentinho (PT/SP), reforçou o pedido de realização do seminário. “Nós não desistimos do diálogo e de construir alternativas, inclusive, na possibilidade de anular o que já foi aprovado. Porque isso é um crime contra os trabalhadores”, disse.

O primeiro projeto de Lei aprovado, de autoria do deputado Roberto de Lucena (PV/SP) acrescenta sansões penais à Lei de Crimes Ambientais. De maneira que a Administração Pública não pode obter subsídios, subvenções ou doações nem oferecer os mesmos benefícios para empresas que tenham sido condenas anteriormente por crimes ambientais.

Outros Projetos de Lei, e demais detalhes da reunião podem ser vistos aqui.

Por ascom.ctasp com: Lis Gabriela Cappi.