Violência contra mulher é muito superior à média mundial, diz sociólogo

20/11/2012 15h25

O sociólogo Júlio Jacobo, autor do Mapa da Violência 2012, afirmou há pouco que os números da violência doméstica no Brasil são muito vezes superiores à média mundial. “Esse tipo de violência tem crescido e, comparando com outros países, os índices são alarmantes”, disse.

De acordo com o estudo, 68% dos homicídios de mulheres no País acontecem dentro de casa. Em 86% dos casos, o assassino é alguém da família ou próximo a ela. Os parceiros ou ex-parceiros são os responsáveis pela maior parte dos assassinatos.

Júlio Jacobo participa de audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado sobre a violência contra a mulher no meio familiar. Segundo o sociólogo, o que ocorre é um “aprofundamento da cultura de violência no País”.

Ele lembrou que há duas semanas o Conselho Nacional do Ministério Público relatou que também aumentam os crimes por impulso ou motivos banais. “São crimes culturais, não são praticados pelo crime organizado. Por isso, é preciso que existam políticas para a educação e a mudança cultural”, relatou.

A audiência ocorre no Plenário 5.

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Juliano Pires

Fonte: Agência Câmara de Notícias