Subcomissão é criada para discutir crime organizado, tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e contrabando
Uma Subcomissão Permanente foi criada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados para avaliação, investigação de denúncias e acompanhamento de operações policiais sobre crime organizado, tráfico de drogas e armas, contrabando, crimes em fronteiras, pirataria, corrupção, lavagem de dinheiro, violência rural e urbana e situações conexas pertinentes à segurança pública.
A criação da subcomissão foi solicitada pelo deputado Fernando Francischini (PSDB/PR), na reunião desta quarta-feira (06), por meio do Requerimento n.º 7/11, no qual também foi requerida a transformação em Subcomissão Especial da atual Subcomissão Permanente para promover o conhecimento e difusão de programas exitosos referentes à segurança, combate ao crime organizado e sistema penitenciário implantados no país e no exterior.
“No combate à criminalidade, é importante que se defina um foco, mas é necessário também que o Estado atue e explore diversas formas de enfrentamento, tendo em vista essa estreita correlação entre as diversas modalidades de atuação criminosa. (...) Mister se faz que nos debrucemos sobre as variações e, acompanhando o trabalho polícia, tracemos o mapa da violência para propor ações mais eficazes para cada situação, sem, contudo, perder a visão do conjunto”, afirmou Fernando Francischini.
Para integrar a Subcomissão Permanente, o parlamentar sugeriu o número de seis membros e para a Subcomissão Especial estabeleceu a sua vigência até o final de 2011. A CSPCCO pode criar, sem poder decisório, até três Subcomissões Permanentes e três Especiais. Ao final dos trabalhos, as Subcomissões devem apresentar um relatório para apreciação do plenário da Comissão.
Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO