Seminário em Foz do Iguaçu discute defesa nacional na faixa de fronteira
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado nesta realiza nesta sexta-feira (9) um seminário sobre Defesa Nacional na Faixa de Fronteira. O debate será realizado às 9 horas, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu (PR).
Serão discutidos os seguintes temas:
- A atual situação das fronteiras brasileiras: crimes, sonegação fiscal, situação das populações indígenas e soberania nacional;
- Projetos desenvolvidos e em desenvolvimento com o propósito de tornar as fronteiras nacionais mais seguras - problemas e desafios;
- Cooperação com outros estados, tendo em vista a proteção da fronteira nacional e a estrutura administrativa e operacional da Polícia Federal.
O debate foi proposto pelo deputado Alexandre Leite (DEM-SP). “Por nossas fronteiras, extremamente permeáveis de norte a sul, acontecem o furto de gado, o contrabando, o descaminho, o tráfico de riquezas minerais, de nossa fauna e de nossa flora, o tráfico de armas e munições, o tráfico de drogas ilegais e de seres humanos, afora os crimes ambientais; tudo a exigir uma ação integrada dos órgãos de segurança pública federais e estaduais, das Forças Armadas e também de um sem número de outros órgãos estatais: Incra, Ibama, Receita Federal e assim por diante”, disse ele.
Foram convidados, entre outros:
- o presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Edílio João Dall'agnol;
- o chefe de Inteligência Estratégica do Ministério da Defesa, general Francisco Carlos Modesto;
- o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra;
- o superintendente regional da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, Luís Bernardi.
Fonte: Agência Câmara