Segurança vai discutir situação de traficantes que circulam armados em frente a quartel carioca
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, nesta quarta-feira (07/05), requerimento do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) para a realização de audiência pública com o objetivo de debater situação de traficantes que circulam armados no Rio de Janeiro. O requerimento de Itagiba se baseou em reportagem veiculada no jornal O Dia que apresenta fotos de traficantes dos Morros Chapéu Mangueira e Babilônia, no bairro carioca do Leme, circulando livres e fortemente armados pelas favelas em frente ao Quartel do Exército do Forte do Leme.
O fato, segundo informou o deputado, "é de amplo e relevante interesse público, além de ser de conhecimento de todos no Rio de Janeiro". Itagiba apresentou, em anexo ao seu requerimento, cópia da reportagem especial veiculada em 25 de abril passado, onde o jornal O Dia destaca a "estrutura frágil de pequeno grupo de policiais militares aquartelados em um trailer, na divisa dos morros Babilônia e do Chapéu Mangueira, onde traficantes desfilam seu armamento pesado".
Na avaliação de Itagiba, "da notícia se extrai, facilmente, um estado de coisas da maior gravidade, como o fato de agentes de Segurança Pública e das Forças Armadas serem submetidos a uma situação de contato com o tráfico de drogas sem a devida reação estatal".
Marcelo Itagiba destacou, ainda, que as conclusões da audiência ajudarão a comissão a levantar subsídios que ajudem o Estado a enfrentar o problema. Ele sugeriu, desde já, a criação de uma força-tarefa, "integrada por todas as instituições que têm co-responsabilidade com a segurança pública nacional", ressaltou.
Serão convidados para a audiência pública, o superintendente do Departamento da Polícia Federal, o secretário de Segurança Pública, o chefe da Polícia Civil e o comandante da Polícia Militar (todos estes do Estado do Rio de Janeiro), bem como o Comandante Militar do Leste. A audiência acontecerá na próxima terça-feira (13/05).
Assessoria de Imprensa/ Comissão de Segurança Pública