Segurança Pública vai debater violência nos municípios

23/03/2007 16h45

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai realizar audiência pública, no dia 19 de abril, às 10 horas, para debater os resultados do "Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros". O estudo foi divulgado em fevereiro pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

O requerimento solicitando a audiência foi apresentado pelo presidente da comissão, deputado João Campos (PSDB-GO), e aprovado ontem. "Os dados levantados pelo estudo devem ser criteriosamente analisados para um correto diagnóstico e uma adequada formulação de políticas públicas para enfrentar a violência", disse o deputado.

O estudo, realizado com apoio do Ministério da Saúde, revelou que, desde 1999, o número de homicídios cresceu principalmente no interior do País. Em termos proporcionais, a cidade brasileira campeã em assassinatos é Colniza (MT), onde a taxa de homicídios é três vezes maior do que a de São Paulo, a maior cidade brasileira. São mais de 165 mortes para cada 100 mil habitantes. Juruena, também em Mato Grosso, vem em segundo lugar com uma taxa de quase 138 mortes por 100 mil habitantes.

Debatedores
Serão convidados a participar da audiência:
- o autor do estudo, sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz;
- o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa;
- o coordenador-geral do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sociólogo Cláudio Beato;
- o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cézar Britto;
- o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Carlos Brito;
- um representante do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).

O local da audiência ainda não foi definido.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br SR