Segurança nas fronteiras será tema de Audiência Pública conjunta na Câmara em 2014

18/12/2013 16h20

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na última sessão deliberativa do ano (17/12/13) requerimento de Audiência Pública conjunta com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para discutir políticas públicas específicas do atual governo para proteger as fronteiras nacionais e os crescentes problemas de segurança pública nas cidades brasileiras.
Como presidente da Comissão de Segurança, o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) esteve sempre muito atento ao assunto chegando a conhecer de perto a situação de duas fronteiras brasileiras - Ponta Porã (MS) durante a Operação Ágata 7 e Foz do Iguaçu - além de realizar uma audiência para debater o tema e cobrar do Governo Federal mais investimento para as regiões de fronteira e aprovar outros dois requerimentos de audiências que deverão ser realizadas em 2014.
Crítico contumaz da falta de investimento nas fronteiras, Otavio Leite demonstrou-se preocupado com o baixo investimento do Governo no setor. "O Brasil está cercado pelos maiores produtores de cocaína e maconha do mundo. É preciso que os países fronteiriços colaborem com a fiscalização para que haja maior efetividade no trabalho. É inaceitável, por exemplo, que a Bolívia não coopere com nosso país no combate ao crime", criticou.
O Brasil possui quase 17 mil quilômetros de fronteiras com 10 países, sendo mais de 7 mil km formados por fronteiras secas, abrangendo 11 estados.



Michelle Maia
Assessora de Imprensa da Comissão de Segurança Pública
Câmara dos Deputados