Segurança fará audiência sobre crimes financeiros contra idosos
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado vai promover audiência pública para discutir medidas que garantam a segurança dos idosos que realizarem operações bancárias, especialmente quando forem efetuar empréstimos consignados.
O requerimento para a realização da audiência, de autoria do deputado Marllos Sampaio (PMDB-PI), foi aprovado. Segundo ele, em diferentes pontos do Brasil, idosos estariam sendo vítimas da ação de estelionatários. O parlamentar citou como exemplo a cidade de Teresina (PI), onde a Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso elaborou um dossiê com relatos de crimes cometidos.
Pelo dossiê, a maior parte das vítimas não é alfabetizada e não sabe que empréstimos foram feitos em seu nome. “Em função de sua vulnerabilidade e facilidade do crédito consignado, idosos são presas fáceis nas mãos dessas quadrilhas especializadas”, afirmou.
Serão convidados para a audiência:
- o ministro da Previdência Social;
- o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social;
- o presidente da Federação Brasileira de Bancos;
- representantes legais das instituições bancárias e financeiras;
- o presidente do Banco Central;
- um integrante do Ministério Público;
- o presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas;
- a secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República;
- representantes dos demais órgãos e organizações envolvidas na prevenção de crimes e proteção aos direitos dos idosos.
A audiência ainda não tem data definida.
Fonte: Agência Câmara