Programas de Diadema impressionam deputados
Uma comitiva da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, formada pelos deputados João Campos (PSDB-GO), Valtenir Pereira (PSB-MT), Guilherme Campos (PFL-SP) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), conheceu na sexta-feira, em Diadema (SP), programas de segurança pública implementados no município que contribuíram para a redução dos índices de criminalidade. Os deputados estiveram com o prefeito de Diadema, José de Filipe Júnior, e visitaram os projetos "adolescente Aprendiz", "Vida Limpa" e "Nova Conquista", além das obras de revitalização da Avenida Presidente Juscelino.
Integração
O presidente da comissão, deputado João Campos, considerou positiva a visita e apontou a importância da integração de vários órgãos para o sucesso dos programas. "Por mais que a prefeitura tenha desenvolvido diversos programas de inclusão social e implantado serviços públicos importantes, nada disso teria reflexo na redução da criminalidade se não fosse pela integração quase perfeita entre a polícia civil, a polícia militar, os bombeiros, a guarda municipal e a administração municipal como um todo", ressaltou.
O deputado Valtenir Pereira elogiou o método de ações coordenadas usadas pela prefeitura, pela comunidade e pelos órgãos de segurança pública de Diadema. Segundo ele, essa estratégia torna o combate à violência bem mais fácil. Pereira considerou a visita como uma experiência importante. "Sabemos que a missão de combater a violência é espinhosa, mas há uma esperança e Diadema é um exemplo", destacou. "Determinadas iniciativas às vezes não dependem de dinheiro, mas de o agente público demonstrar que quer e acredita naquilo, e isso aconteceu em Diadema", acrescentou João Campos.
Visita à Colômbia
Ontem, integrantes da comissão embarcaram para a Colômbia, com o objetivo de conhecer medidas que contribuíram para a redução dos índices de criminalidade. A agenda da visita prossegue até quinta-feira (26). A Colômbia conseguiu reduzir os índices de criminalidade com ações para inclusão social, urbanização de áreas degradadas, aparelhamento da polícia e participação das Forças Armadas na área de segurança pública. Atualmente, cerca de 5% do PIB colombiano é investido em ações e programas na área de segurança.
O deputado João Campos afirmou que a visita será fundamental para trazer idéias a serem implementadas no Brasil. "Conhecer esses programas vai contribuir efetivamente na formulação de políticas públicas de segurança no âmbito do Legislativo", afirmou o deputado. Além de Campos, participam da comitiva os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Rubem Santiago (PT-PE), Vieira da Cunha (PDT-RS) e Valtenir Pereira. Eles visitarão a capital, Bogotá, e Medelin.
O embaixador da Colômbia no Brasil, Mário Gallofre, lembrou que seu país tem uma história de guerrilha ativa e, mesmo assim, conseguiu reduzir os índices de criminalidade por meio de ações nas áreas de segurança, educação e saúde. Entre ações implementadas, ele cita a capacitação e o aumento do efetivo policial, a demissão de 70% dos policiais por corrupção ativa, o controle rigoroso do plano de desarmamento voluntário, a busca de auxílio financeiro internacional contra o narcoterrorismo e o investimento na construção de centros educativos e culturais nas favelas. "Para colocar em prática essas idéias, houve colaboração da população civil e investimentos de grande porte", declarou o embaixador.