Presidente da Comissão de Segurança pede informações sobre as Farc
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, deputado Raul Jungmann (PPS-PE) protocolou ontem (segunda-feira, 04/08), dois requerimentos na mesa diretora da Câmara dos Deputados. No primeiro, ele pede informações ao ministro da Justiça, Tarso Genro, sobre a situação jurídica do colombiano Olivério Medina, residente em Brasília (DF).
Medina é conhecido como "o embaixador das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no Brasil" e tido como suposto elo entre a guerrilha de narcotraficantes com representantes do governo brasileiro, conforme informou, na última semana, a revista colombiana Cambio.
Já no segundo requerimento, o deputado solicita ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, cópia dos documentos repassados ao governo brasileiro por autoridades da Colômbia referentes a eventual relação de brasileiros com as Farc. Em especial, os que foram entregues na ocasião de visita do presidente Lula àquele país, recentemente.
Gravidade
Jungmann esclareceu que as providências por ele solicitadas são importantes em função da gravidade das notícias veiculadas nos últimos dias. "Por meio destes requerimentos, pretendemos trazer ao Congresso Nacional os dados necessários para o efetivo esclarecimento de uma eventual e, se confirmada, gravíssima, ligação entre dirigentes das Farc e membros da alta cúpula do governo federal brasileiro, evitando assim, quaisquer pré-julgamentos", ressaltou.
Em relação a Olivério Medina, o deputado destacou, ainda, que na Colômbia, Medina é acusado pela justiça de uma série de crimes – como terrorismo, seqüestro e extorsão – todos praticados em conjunto com as Farc. "No Brasil, ao que parece, Medina é considerado refugiado político, o que lhe dá direito a permanecer em nosso país a despeito de qualquer pedido de extradição do governo colombiano. Precisamos, então, conhecer de forma oficial, a sua real situação jurídica e as razões que levaram o Ministério da Justiça a tal decisão", enfatizou.
Audiência
O deputado também apresentou requerimento pedindo que seja formalizado convite a Olivério Medina para audiência pública. O objetivo é solicitar a Medina esclarecimentos sobre eventuais ligações entre as Farc e autoridades brasileiras. A audiência será realizada conjuntamente entre a Comissão de Segurança e a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Raul Jungmann acredita, conforme informou, que pelo fato de residir no Brasil e na condição de refugiado político, Olivério Medina provavelmente não se esquivará de "prestar informações ao Congresso Nacional a respeito de um tema que envolve questões tão sensíveis de segurança pública, democracia e política externa".
Assessoria de Imprensa/ Comissão de Segurança Pública
3216.6766/ 9805.4732