Ministro nega que Coaf tenha pedido investigação de Palocci

19/05/2011 13h30

O deputado Fernando Franceschini (PSDB-PR) perguntou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se a Policia Federal recebeu pedido do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf, órgão do Ministério da Fazenda) para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.  Hoje, o jornal O Estado de S.Paulo publicou que o Coaf teria enviado relatório à PF sobre uma operação financeira suspeita na compra de um imóvel.

O ministro, que participa de audiência pública na Comissão de Segurança Pública sobre os progamas do seu ministério, negou que a informação seja verdadeira. “O ministro Palocci é meu amigo pessoal e companheiro de partido. Se houvesse alguma coisa que o desabonasse, não o pouparia”, afirmou o ministro.

“O sr. foi corajoso ao vir enfrentar a comissão depois do que aconteceu ontem”, disse o deputado, em referência à estratégia do governo de não permitr a convocação de Palocci para falar sobre o aumento do seu patrimônio.

Franceschini disse que irá apresentar proposta para alterar a lei de improbidade administrativa para obrigar os agentes públicos a informar, alem de sua declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, uma declaração das empresas de que faça parte.

O deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), defendeu o ministro e disse que a comissão deveria convocar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra sobre a relação do PSDB com o Banco Opportunity.

A reunião prossegue no plenário 6.


Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Juliano Pires

 

Agência Câmara