Mendonça Prado recepciona vice-presidente do parlamento chinês e sua comitiva
Izys Moreira
Presidente da CSPCCO, Mendonça Prado (DEM/SE), apresenta o plenário para o deputado Han Qide
Nesta terça-feira (22), o deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados, recepciou o Vice-Presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China (ANPC) e Presidente da Associação pela Paz e Desarmamento do Povo Chinês (CPAPD), deputado Han Qide, juntamente com sua delegação oficial.
A comitiva chinesa está no Brasil para reforçar o intercâmbio amistoso e a cooperação entre os países, bem como conhecer os métodos e propostas elaboradas pelo Poder Legislativo em prol da segurança pública brasileira. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Mesa da Câmara Federal e contou com a presença de alguns parlamentares da CSPCCO.
Durante o encontro, Mendonça Prado discorreu sobre o modelo do Estado brasileiro, o sistema de segurança pública e o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança para o combate ao tráfico de drogas e a entrada de armas ilegais no país. O presidente da Comissão de Segurança enfatizou que o intuito dos parlamentares da CSPCOO é, entre outros, promover o aumento da capacitação e das tecnologias das polícias, e aprimorar o sistema educacional, a fim de ofertar uma maior consciência da população contra a violência. “O povo brasileiro tem necessidade de se relacionar e viver pacificamente com seus concidadãos”, afirmou.
Han Qide agradeceu a palestra do parlamentar sergipano sobre a situação da seguranca pública brasileira, principalmente, as formas de combate à violência apresentadas por Mendonça Prado. O vice-presidente chinês ficou bastante satisfeito com a explicação sobre a estrutura das organizações públicas no Brasil. Han Qide afirmou que a desigualdade também é latente na China. Segundo ele, o governo chinês está promovendo um reforço de gestão e inovação social para combater as diferenças sociais e, em consequência, a violência no país oriental.
Mendonça Prado ainda explicou sobre a existência do Estatuto do Desarmamento (Lei n.º 10.826/2003) e das penalidades previstas. O deputado salientou a forma de fiscalização e de controle do porte de armas. Para finalizar a visita à Câmara Federal, o presidente da CSPCCO ainda apresentou à comitiva o curso do processo legislativo, levando-os ao plenário da Casa.
Além do deputado Han Qide, a delegação oficial estava composta pelo Secretário-Geral da CPAPD, Niu Qiang; pelo Secretário do chefe da delegação, Sun Gongyi; pelo Vice-Secretário-Geral da CPAPD, Wang Yulin; pela Vice-Secretária-Geral da CPAPD, Chen Huaifan; membro CPAPD e Presidente da Companhia Aérea Hainan, Li Xianhua; membro CPAPD e Presidente da Sany Heavy Industry, Yi Xiaogang; e membro da CPAPD, Pu Zhuangyi.
A delegação acompanhante estava composta pelo Embaixador da China em Brasília, Qiu Xiaoqi; pelo Ministro da Embaixada da China, Huang Qingguo; pela Conselheira da Embaixada da China Wang; pelo Chefe do Setor Político da Embaixada da China, Xu Zhida; e pelo intérprete e Segundo Secretário da Embaixada da China, Li Feng.
Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa