Maurício de Sousa pretende tratar sobre o bullying nas revistas em quadrinhos
O sexto painel do Seminário "Políticas Públicas Antibullying" promovido pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados contou com a palestra do cartunista Maurício de Sousa. O evento continua acontecendo no Plenário 06 do Anexo II.
O painel tratou sobre “Os meios de comunicação como medida de mudança cultural e preventiva antibullying”. Mauricio de Sousa contou como elaborou seus principais personagens – Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali – e comentou que se inspirou em seus filhos.
O cartunista explica que suas revistas em quadrinhos e publicações procuram manter uma imagem lúdica e infantil, mas também pretendem passar conceitos educacionais e morais. Mauricio de Sousa destacou que está planejando discutir o bullying nas revistas em quadrinhos da Turma da Mônica.
“Estamos ensinando informalmente um monte de crianças a lerem. Estou planejando uma revista sobre o bullying. Todos nós aqui estamos aprendendo. Quero levantar informações sobre o assunto e defender os eventuais fracos e oprimidos que possam estar na mira de um grupo de jovens agressivos”, afirmou. O cartunista ainda atentou sobre a responsabilidade dos familiares na hora de criar apelidos para suas crianças e na importância do respeito às diferenças físicas e pessoais.
O próximo painel já se iniciou com a palestra da representante do Ministério da Saúde, Marta Maria Alves da Silva. O tema debatido é “O papel e as ações do Ministério da Saúde nas políticas antibullying”. Esse painel estava previsto para acontecer pela manhã, mas por conta das atividades do ministério foi adiado para a tarde.
Ainda hoje, haverá o painel sobre os “Projetos em tramitação e leis antibullying editadas no Estado de São Paulo”, debatido pelos Deputados Federais Jonas Donizette (PSB/SP) e Marcelo Aguiar (PSC/SP). Por fim, o último painel tem por tema os “Projetos em tramitação na Câmara dos Deputados” e será conduzido pelo deputado federal William Dib.
O seminário foi proposto pelo deputado William Dib e pela deputada Keiko Ota (PSB/SP), membros da CSPCCO, através dos respectivos Requerimentos n.º 46/11 e 21/11. O objetivo do seminário é discutir o desenvolvimento de política "antibullying" por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, disposto no Projeto de Lei nº 7.457 de 2010.
Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO