Manifestantes estão em passeata pela PEC 300
Mais de 600 bombeiros e policiais militares estão em passeata na frente do Anexo II da Câmara dos Deputados. O grupo está acampado dentro do Auditório Nereu Ramos desde ontem (09) e pretende permanecer dentro do Congresso Nacional até que a Proposta de Emenda a Constituição n.º 300/2008 seja incluída na pauta do Plenário e aprovada.
O deputado Mendonça Prado (SE), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), se reunirá às 11h com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT/RS) para apresentar o requerimento com a assinatura de todos os líderes partidários em apoio a votação da PEC e pressionar o petista.
Em junho, Marco Maia se comprometeu em colocar a matéria para votação se todos os líderes partidários concordassem. Mendonça Prado conseguiu a assinatura de todos, faltando apenas a do líder do PT, deputado Paulo Teixeira (PT/SP). Às 15 h, Mendonça Prado irá discursar no Plenário da Câmara sobre o tema. Os bombeiros e policiais militares prometem encher as galerias abertas ao público para apoiar o parlamentar.
Neste momento, os representantes do movimento estão reunidos na sala de reuniões da Comissão de Segurança Pública (Anexo II, Sala 166 C) com o intuito de definir as estratégias do dia. A reunião é aberta à imprensa.
Alguns líderes prometem a paralisação nacional por tempo indeterminado. O cabo Benevenuto Daciolo, líder dos bombeiros do Rio de Janeiro, anunciou que os militares cariocas irão iniciar um regime de aquartelamento, onde o grupo ficará recolhido dentro dos quartéis. Segundo ele, outros Estados também aderiram ao movimento.
Caso Marco Maia ignore o pedido do grupo, o presidente da COBRAPOL - Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Gandra, afirmou que haverá um bloqueio nas obras de um estádio de futebol em uma das capitais brasileira que irá sediar a Copa. “Já temos o apoio do sindicato de construção civil. Iremos empatar a obra da Copa de 2014 por 24 horas”, afirmou.
Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa