Greve dos policiais civis do Ceará é tema de debate em comissão
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza audiência pública na quarta-feira (23) para discutir a greve dos policiais civis no Estado do Ceará. Para o debate proposto pelos deputados Moses Rodrigues (PMDB-CE) e Cabo Sabino (PR-CE) foram convidados diversos representantes do governo cearense e de associações ligadas à polícia do Ceará.
Segundo o deputado Moses Rodrigues, os policiais civis do Ceará não têm obtido êxito em suas reivindicações, que são de melhorias em condições básicas de trabalho e de melhorias salariais. No final de setembro, foi deflagrada a primeira greve, suspensa após a promessa que em uma audiência de conciliação na Justiça. Porém nenhuma proposta efetiva foi apresentada à categoria.
Em 19 de outubro, ainda sem nenhuma negociação, policiais civis fizeram protesto e acamparam por 9 dias diante da sede do governo local, sem resultado. Os policiais do estado passaram a executar a "Operação Legalidade", ou seja, fazer só aquilo que realmente era atribuição legal do policial civil.
“O sucateamento da instituição tem promovido a evasão dos policiais, na década de 80 a instituição contava com um efetivo de 4.500 profissionais, hoje conta com pouco mais de 2.600 profissionais para atender uma população duas vezes maior que a da década de 80, tendo um salário em torno de 50% do que ganhavam na década de 80”, afirma Moses.
Foram convidados:
- o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira;
- o secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Hugo Santana de Figueirêdo Júnior;
- o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Raimundo de Sousa Andrade Júnior;
- o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará, Francisco Lucas de Oliveira;
- o presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Bosco Gandra;
- o presidente da Associação dos Cabos e Soldados do Ceará, Sgt Eliziano Queiroz; e
- o presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Ceará, Sgt Reginaldo Sousa Nascimento.
O debate será realizado a partir de 16h30, no plenário 6.
Fonte: Agência Câmara Notícias