Deputados vão à Colômbia conhecer ações contra o crime
Integrantes da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado embarcam hoje para a Colômbia, para conhecer medidas que contribuíram para a redução dos índices de criminalidade. A agenda da visita prossegue até quinta-feira (26).
A Colômbia conseguiu reduzir os índices de criminalidade com ações para inclusão social, urbanização de áreas degradadas, aparelhamento da polícia e participação das Forças Armadas na área de segurança pública. Atualmente, cerca de 5% do PIB colombiano é investido em ações e programas na área de segurança.
O presidente da comissão, deputado João Campos (PSDB-GO), disse que a visita será fundamental para trazer idéias a serem implementadas no Brasil. "Conhecer esses programas vai contribuir efetivamente na formulação de políticas públicas de segurança no âmbito do Legislativo", afirmou o deputado. Além de Campos, participam da comitiva os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Rubem Santiago (PT-PE), Vieira da Cunha (PDT-RS) e Valtenir Pereira (PSB-MT). Eles visitarão a capital, Bogotá, e Medelin.
O embaixador da Colômbia no Brasil, Mário Gallofre, lembrou que seu país tem uma história de guerrilha ativa e, mesmo assim, conseguiu reduzir os índices de criminalidade por meio de ações nas áreas de segurança, educação e saúde. Entre ações implementadas, ele cita a capacitação e o aumento do efetivo policial, a demissão de 70% dos policiais por corrupção ativa, o controle rigoroso do plano de desarmamento voluntário, a busca de auxílio financeiro internacional contra o narcoterrorismo e o investimento na construção de centros educativos e culturais nas favelas. "Para colocar em prática essas idéias, houve colaboração da população civil e investimentos de grande porte", declarou o embaixador.
Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br