Deputados ouvem Exército sobre morte de três jovens

17/06/2008 13h05

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), se reúne nesta tarde no Rio de Janeiro com o Comandante Militar do Leste, general Luiz Cesário da Silveira.

O objetivo do encontro, do qual participam outros deputados do Rio, é obter informações sobre a participação de militares do Exército na morte de três jovens no último fim de semana no Morro da Providência, no centro do Rio. Os parlamentares também estão preocupados com o confronto entre a população do Morro da Providência e soldados do Comando Militar do Leste. Revoltada com os assassinatos, a população protesta contra a permanência dos soldados no morro.

O assassinato
No último sábado (14) de manhã, ao voltar de um baile funk, três jovens foram abordados por uma patrulha do Exército na entrada do morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro, e teriam desacatado os militares. Segundo testemunhas e depoimentos dos militares envolvidos, os jovens foram encaminhados ao quartel do Exército de Santo Cristo, onde foram liberados sem punição. Inconformados, os integrantes da patrulha os levaram ao morro da Mineira e os entregaram a um grupo de traficantes rivais, para que recebessem "um corretivo". Os corpos dos três jovens foram encontrados no dia seguinte, em um lixão, com várias marcas de tiros. Ao todo, 11 militares são acusados.

O Comando Militar do Leste determinou a instauração de um inquérito policial militar para avaliar a conduta dos soldados e dos oficiais.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br