Deputados discutem com Exército ação em morro no Rio

10/07/2008 09h10

Deputados da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado se reúnem nesta manhã, no Rio de Janeiro, com o comandante militar do Leste, general Luiz Cesário da Silveira. Eles querem detalhes das investigações sobre as mortes, no mês passado, de três jovens do Morro da Providência, assassinados depois de terem sido entregues por militares a traficantes. Os deputados pretendem tratar do assunto em um relatório que vai propor soluções na área de Segurança Pública.

A comitiva que vai ao Rio é formada pelo presidente da comissão, deputado Raul Jungmann (PPS-PE); pelo deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), que produzirá o relatório; e pelos deputado Hugo Leal (PSC-RJ) e Jair Bolsonaro (PP-RJ).

A reunião está marcada para as 10h30, na sede do Comando Militar do Leste.

Atuação do Exército

As tropas do Exército estavam no Morro da Providência desde dezembro do ano passado para dar segurança aos trabalhadores do projeto Cimento Social, que prevê a execução de obras em residências da comunidade. No mês passado, Jungmann anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir a regulamentação das atribuições das Forças Armadas, presente no artigo 142 da Constituição. Na ocasião, ele afirmou que a falta de parâmetros para a atuação das Forças Armadas está na raiz da tragédia do Morro da Providência.

A atuação do Exército no morro também tem sido questionada porque as obras do projeto Cimento Social receberam R$ 12 milhões do Ministério das Cidades por meio de emenda do senador Marcelo Crivella (PRB), que é candidato a prefeito do Rio de Janeiro. A suspeita é de que haveria exploração eleitoral da presença do Exército.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, discutiu o tema em audiência na Câmara, na semana passada. Na reunião, Jobim rejeitou a tese de exploração eleitoral e defendeu a legitimidade da presença do Exército no Morro da Providência. Segundo ele, é competência do Exército cooperar com órgãos públicos na execução de obras de engenharia.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br