Deputados defendem anistia a policiais e bombeiros grevistas
O Plenário da Câmara dos Deputados debate neste momento o Projeto de Lei 177/15, que concede anistia a bombeiros e policiais militares de diversos estados punidos disciplinarmente pelas corporações por movimentos grevistas.
Diversos deputados defenderam a proposta. O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) lembrou que os policiais grevistas são enquadrados na Lei de Segurança Nacional. "Por ter nas suas costas regulamentos disciplinares ditatoriais, [os policiais] são expulsos da corporação quando buscam melhores salários", disse Fraga.
O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), um dos autores do projeto, disse que a anistia é apenas o primeiro passo. "Não nos tira a obrigação e o compromisso de um debate mais amplo sobre segurança pública, sobre a qualificação da formação e o aumento da remuneração", disse.
O deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG) explicou ainda que não há a punição apenas com demissão. Há os que têm prejudicada a sua promoção.
Diálogo
Para o deputado João Campos (PSDB-GO), a matéria vem em boa hora. "Atende aos policiais e bombeiros penalizados", afirmou.
O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) avaliou que a anistia restabelece o diálogo do poder público com policiais e bombeiros.
Fonte: Agência Câmara Notícias