Deputados debatem realização de Conferência Nacional de Segurança

06/05/2009 11h30

As comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado discutiram ontem a realização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), marcada para os dias 27 a 30 de agosto.

A coordenadora-geral da Conseg, Regina Miki, que participou do debate, explicou que sua intenção com a realização do evento é recolher diretrizes para nortear a elaboração de políticas públicas para o setor. "Temos que buscar um equilíbrio entre a prevenção e a repressão. Precisamos das duas coisas, elas não são antagônicas e precisam caminhar juntas", afirmou Miki.

O deputado Ricardo Quirino (PR-DF), enfatizou a importância da participação popular na conferência. "É fundamental que a sociedade participe desse processo. É importantíssimo que ela seja ouvida, pois é ela quem sofre com a violência no cotidiano."

Já o deputado Pedro Wilson (PT-GO), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, fez críticas à terceirização dos serviços de segurança. "O Estado não pode ser substituído na função de garantir a Segurança Pública", disse o parlamentar goiano.

A audiência realizada ontem foi proposta pelos deputados do PT Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Iriny Lopes (PT-ES).

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br