Deputados da Comissão de Segurança buscam a inclusão na pauta do projeto que anistia os 439 bombeiros presos

29/06/2011 19h00

Izys Moreira

Deputados da Comissão de Segurança buscam a inclusão na pauta do projeto que anistia os 439 bombeiros presos

Parlamentares em reunião com os bombeiros do Rio

Neste momento, os deputados integrantes da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados, do Democratas e da bancada do Rio de Janeiro estão reunidos no plenário 06 do Anexo II com um grupo de bombeiros militares. Os parlamentares e os principais líderes do movimento, Cabo BM Daciolo e Capitão BM Marchesini, estão se organizando para pressionar os líderes partidários e conversar com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS).

O objetivo é coibir qualquer punição criminal através da anistia, já que o grupo foi enquadrado no Código Penal Militar pelo crime de motim, por causa do protesto realizado no início do mês, em prol de melhores salários e condições de trabalho.

O presidente da CSPCCO, deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE) busca agilizar a tramitação do projeto (PLS 325/2011) de autoria do senador Lindbergh Farias (PT/RJ), que visa à anistia criminal dos manifestantes. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (22) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal em decisão terminativa, e por isso, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Mendonça Prado mobilizou todos os parlamentares da Casa para trabalharem em conjunto pela inclusão do projeto na pauta do plenário. Ocorre que há um Projeto de Lei (PL 1209/11), em regime de urgência constitucional com prazo de tramitação vencido trancando a pauta. O PL em questão cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O líder do Democratas, deputado ACM Neto (DEM/BA), enfatizou a necessidade do Governo em retirar a urgência do PL para que a proposta que trata da anistia seja apreciada ainda hoje.

O grupo, formado pelos 439 bombeiros presos na manifestação realizada no Quartel Central da corporação no Rio de Janeiro, bem como por suas esposas e filhos, chegou a Brasília ontem à noite e está alojado no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército.

Na manhã desta quarta-feira (29), o grupo realizou uma passeata pela esplanada, partindo da Câmara Legislativa até o gramado principal do Congresso Nacional, onde participaram de uma reunião com diversos parlamentares no Auditório Nereu Ramos.

Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO