CSPCCO requer informações sobre crimes homofóbicos no Goiás
Na última quarta-feira (27), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou o Requerimento n.º 28/11 que solicita dados estatísticos relativos ao crescimento do número de gays e travestis assassinados em Goiás do ano de 2009 para 2010.
O autor do requerimento, o deputado João Campos (PSDB/GO), pediu à Presidência da Comissão que encaminhe pedido de informações ao Secretário de Estado da Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás.
De acordo com o parlamentar, no dia 27 de fevereiro, foi veiculada uma reportagem pelo Jornal Diário da Manha, coluna “DMREVISTA”, noticiando os assassinatos de gays e travestis em Goiás com crescimento de 100% em 2010, em relação a 2009. Consta que em 2009 era um assassinato a cada dois meses. Em 2010, passou a ocorrer um assassinato por mês.
Segundo ele, estas informações contribuirão para os debates da CSPCCO. “É importante saber o motivo destes assassinatos, o motivo do crescente número de ocorrências dessa natureza, o perfil das vítimas, o perfil dos autores, horário em que ocorrem com mais frequência, tipo de ambiente onde acontecem, etc. É interessante saber se pessoas que integram outras minorias também estão sendo vítimas de assassinatos com frequência assemelhada”, afirmou João Campos.
Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO