CSPCCO realiza seminário em Aracaju sobre valorização do servidor de segurança pública
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados realizou, nos dias 29 e 30 de setembro, o seminário sobre “A Valorização do Servidor de Segurança Pública”. O evento aconteceu no auditório da Universidade Tiradentes (UNIT), na cidade de Aracaju – SE.
De iniciativa do deputado federal Mendonça Prado (DEM/SE), presidente da CSPCCO, o seminário teve como público-alvo os operadores e estudantes de Direito, os profissionais da polícia militar, civil e federal, os guardas municipais, os agentes penitenciários e a sociedade em geral.
O parlamentar justifica a realização do evento destacando que os baixos salários, os planos de carreiras ultrapassados ou inexistentes, a falta de equipamentos e de respaldo governamental são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelas polícias e corpos de bombeiros no Brasil.
“É com essa realidade que convivem milhares de homens e mulheres, pessoas que dedicam suas vidas a garantir a segurança de todos os cidadãos brasileiros. Por outro lado, são esses profissionais os primeiros a serem cobrados pela população, em seu justo anseio por uma segurança melhor. Assim sendo, é inaceitável a situação de completa desvalorização por que passam os servidores de segurança pública em nosso país”, afirmou Mendonça Prado.
Na abertura do seminário, realizada na quinta-feira (29), a mesa foi composta pelo deputado federal Pastor Eurico; pelo deputado estadual Capitão Samuel, Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Sergipe; por Jorge Fernando Stangerlin, Corregedor Regional da Polícia Federal de Sergipe; por Major Corrêa, representando o Comandante da 19º Circunscrição de Serviço Militar; pelo capitão de Fragata Eron Marçal, Comandante da Capitania dos Portos de Sergipe; pelo coronel Antônio Vieira, representando o Comando da Polícia Militar de Sergipe; pelo capitão Rogério Alves, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju; e pelo capitão Regus, representando o 28º Batalhão de Caçadores.
Ainda no primeiro dia (29), foram apresentados dois painéis. O primeiro aconteceu às 15h30, sobre Mapa da Violência 2011: Os Jovens do Brasil. Na ocasião, o palestrante Julio Jacobo, argentino, sociólogo, diretor do Instituto Sangari e coordenador do Mapa da Violência 2011 fez um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte de brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior do país.
O segundo painel tinha por tema “A atuação dos profissionais da Polícia Civil” e foi proferido pelo Delegado de Polícia Civil do Estado do Goiás, o deputado federal João Campos, que também é membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Na sexta-feira (30), no decorrer do dia, foram apresentados seis painéis: sobre a inteligência na Polícia Civil; sobre a atuação e necessidade da valorização do profissional da Polícia Civil; da Polícia Federal; da Polícia Militar; sobre a Nova Lei das Cautelares; e sobre a valorização do profissional de segurança pública na visão do cidadão.
Entre os palestrantes do segundo dia, participaram: o deputado federal Delegado Protógenes; o coronel Paes de Lira, Polícia Militar do Estado de São Paulo; Iran Alves da Silva, Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da SEJUC de Sergipe; Ney Lucio dos Santos, Presidente do Sindicato das Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Sergipe; o sargento Jorge Vieira, Polícia Militar do Estado de Sergipe; o sargento Edgar Menezes Silva Filho, Polícia Militar do Estado de Sergipe; e o advogado Carlos Alberto Menezes.
Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO