Comissões da Câmara querem ouvir ex-padre ligado às Farc

20/08/2008 17h00

Duas comissões da Câmara dos Deputados - a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) - vão realizar audiência pública conjunta para ouvir o ex-padre Olivério Medina, que foi integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O requerimento pedindo a audiência com Medina, de autoria do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), foi aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Segurança.

Os deputados querem saber se Medina atuou como elo entre líderes das Farc e autoridades do governo brasileiro. O suposto vínculo do ex-padre com as FARC foi noticiado pela revista colombiana Cambio, com base em 85 e-mails que teriam sido trocados entre Medina e o líder da organização, Raúl Reyes, morto em março. Medina vive no Brasil desde 1997 e ganhou a condição de refugiado político em 2006. Hoje é casado com uma brasileira e tem uma filha nascida aqui.

Seminário

Na reunião de hoje da Comissão de Segurança pública também aprovou outros dois requerimentos. Um deles, do deputado João Campos (PSDB-GO) para a realização de seminário sobre a influência da pornografia nos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Outro, do deputado Pinto Itamaraty (PSDB-MA), para a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, para debater a tipificação de crimes e delitos cometidos na área de informática, bem como suas penalidades.

Do Jornal da Câmara com Assessoria de Imprensa/Comissão de Segurança Pública