Comissões aprovam audiência com integrante das Farc

20/08/2008 17h00

As comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vão realizar audiência pública para ouvir o ex-padre Olivério Medina, que foi integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os deputados querem saber se Medina atuou como elo entre líderes das Farc e autoridades do governo brasileiro.

O suposto vínculo foi noticiado pela revista colombiana Cambio, com base em 85 e-mails que teriam sido trocados entre Medina e o líder das Farc Raúl Reyes, morto em março passado. Medina vive no Brasil desde 1997 e ganhou a condição de refugiado político em 2006. Hoje é casado com uma brasileira e tem uma filha nascida aqui.

Esclarecimentos

O autor do pedido de audiência nas duas comissões, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), disse que, além de esclarecer os fatos, o depoimento vai mostrar se há desrespeito à lei brasileira, que impede a atividade política de refugiados no País. Ele ressaltou que é preciso esclarecer, por exemplo, se Medina tem de fato relações com autoridades brasileiras, e se os e-mails são verdadeiros. "Não vamos fazer prejulgamento, e por isso precisamos ouvi-lo", ressaltou Jungmann.

O deputado acredita que, por residir no Brasil na condição de refugiado político, Medina não deverá se esquivar de prestar informações ao Congresso "a respeito de um tema que envolve questões sensíveis de segurança pública, democracia e política externa".

O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Segurança Pública; e, na Comissão de Relações Exteriores, na semana passada.

As comissões ainda não definiram a data da audiência.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br