Comissão terá acesso a gravações sobre saída de delegado

18/07/2008 17h10

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), vai solicitar à Polícia Federal, na primeira reunião da comissão na volta dos trabalhos parlamentares em agosto, o conteúdo completo da gravação que envolve a saída do delegado Protógenes Queiroz das investigações da Operação Satiagraha.

Jungmann já conversou com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com o diretor-geral interino da Polícia Federal, Romero Menezes. Segundo o acordo fechado, as fitas serão liberadas após o pedido da comissão, mas o colegiado deve se comprometer a não divulgar o conteúdo.

Gravação editada
A Polícia Federal divulgou ontem trechos das gravações de um encontro de Protógenes com outros delegados da Polícia Federal. Nessa reunião, Protógenes teria admitido falhas na investigação e afirmado que criou um problema para os outros delegados. O encontro dos delegados durou cerca de três horas. Porém, a Polícia Federal divulgou apenas quatro minutos de gravação.

Na avaliação de Raul Jungmann, a saída do delegado causou muitas suspeitas; e a análise das fitas editadas não é suficiente para se chegar a uma conclusão. "A melhor forma de você eliminar isso, já que a Polícia Federal gravou esse encontro, é se ter acesso ao inteiro teor de toda a reunião para que nós possamos, de uma vez por todas, eliminar qualquer dúvida a respeito do fim da participação do delegado Protógenes nesse inquérito", garante o parlamentar. "Este é um inquérito da maior importância para todos nós pela dimensão, pelas implicações políticas, econômicas e financeiras, e não pode pairar qualquer dúvida a respeito da atuação da Polícia Federal neste caso", complementa.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br