Comissão participa da reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste

21/03/2012 19h35

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, deputado Efraim Filho (DEM-PB), vai representar a comissão na 23ª reunião ordinária do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). O evento será realizado nesta quinta (22) e na sexta-feira (23), na cidade de São Luís (MA), com o objetivo de discutir a implementação de políticas públicas de enfrentamento e combate à criminalidade na região.

A indicação do presidente para participar da reunião foi aprovada na reunião da comissão nesta quarta-feira.

O Consene é um órgão colegiado, integrado por representantes do Ministério da Justiça e dos governos dos estados das Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Possui um planejamento integrado, com ações coordenadas sobre a segurança pública, comuns aos interesses de cada estado que o compõe.

Objetivos
Entre seus objetivos estão: desenvolver estudos e ações visando aumentar a eficiência dos serviços policiais; promover o intercâmbio de experiências na área de segurança pública do Nordeste; formular a política de segurança pública do Nordeste; e recomendar medidas que busquem o constante aperfeiçoamento dos serviços policiais, com o objetivo de melhorar as instituições e tornar eficiente a manutenção e preservação da segurança e da ordem pública nos estados do Nordeste.

Além dos secretários de Segurança Pública, vão participar da comissão os comandantes das polícias militares e do Corpo de Bombeiros, os chefes da Polícia Civil e, ainda, os superintendentes das Polícias Federal e Rodoviária Federal dos nove estados do Nordeste.

Integração
Na opinião de Efraim Filho, é muito importante a integração entre as secretarias de Seguranças, órgãos e superintendências da Polícia Federal para se fazer uma avaliação conjunta e não agir de forma isolada, o que muitas vezes prejudica os resultados sobre as políticas públicas no setor. “Com esse intercâmbio de experiências, as informações pertinentes a um determinado estado com certeza poderão ser aproveitadas por outros estados da mesma região”, afirmou.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'