Comissão discute política de segurança pública do Rio de Janeiro
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza na quinta-feira (5) audiência pública para discutir a política de segurança pública no estado do Rio de Janeiro. Foram convidados o ministro da Justiça, Tarso Genro, o governador Sérgio Cabral; e o secretário estadual da Segurança Pública, José Mariano Beltrame. A reunião será realizada às 10 horas no plenário 12.
O debate foi proposto pelos deputados Marina Maggessi (PPS-RJ) e do Sr. Chico Alencar (Psol-RJ). Para eles, a resposta governamental à violência demonstra que a orientação da política de segurança pública ainda é reativa, carente de planejamento estratégico, prevenção e intervenções duradoras e estruturais.
O objetivo da audiência é:
- verificar os propalados avanços do Pronasci, que já aplicou R$ 450 milhões no Rio, e suas iniciativas sociais em áreas pobres, com destaque para o fato de que no Grande Rio, cerca de 100 mil jovens entre 15 e 19 anos estão fora de rede regular de ensino;
- conhecer os resultados das ações de controle do contrabando de armas, inclusive nos aparatos oficiais, da integração com as Forças Armadas nessa tarefa e o efetivo desarmamento dos traficantes, que mostram poderio bélico cada vez maior;
- aferir a dimensão e os efeitos do combate às milícias, também fortemente armadas;
- avaliar os resultados e os projetos de ampliação das chamadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que até o momento, apenas com pouquíssimas experiências modelo, são objetos de interesse turístico.
Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br