Comissão discute, amanhã (quinta-feira/24/04), situação da fronteira seca na rota do tráfico e contrabando no Brasil
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza, nesta quinta-feira (24/04), audiência pública para discutir a situação da fronteira seca na rota do tráfico e contrabando no Brasil. O objetivo da audiência, segundo os autores do requerimento que pediu a sua realização, deputados Neucimar Fraga (PR-ES) e Valtenir Pereira (PSB-MT), é levantar e discutir a situação dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná – que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai - com autoridades ligadas à segurança pública e estudiosos da área.
Farão parte da audiência, o diretor de combate ao Crime Organizado do Departamento de Polícia Federal (representando o diretor-geral), Roberto Ciciliati Troncon Filho; o diretor-geral substituto do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, José Altair Gomes Benites; o chefe do Estado-Maior do Exército, general Luiz Edmundo Maia de Carvalho e o coordenador do grupo especial de Fronteira – GEFRON, tenente-coronel da PM Celso Henrique Souza Barboza.
Também foram convidados para discutir a questão o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid e os superintendentes da Polícia Rodoviária Federal dos estados do Mato Grosso, Paraná, Rondônia e Mato Grosso do Sul, além do jornalista Clóvis Roberto.
Conforme os autores do requerimento, a expectativa é de que os debates sobre o tema permitam a adoção, posteriormente, de providências importantes relacionadas ao combate ao crime organizado na fronteira seca. Mais especificamente na área referente a estes quatro estados, considerada uma das mais vulneráveis do país.
A audiência pública será realizada no plenário 11, a partir das 10h.
Assessoria de Imprensa da Comissão de Segurança