Comissão de Segurança quer campanha publicitária para prevenir idosos contra golpes bancários

22/06/2011 11h00

Beto Oliveira

Comissão de Segurança quer campanha publicitária para prevenir idosos contra golpes bancários

Dep. Marllos Sampaio (PMDB-PI)

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados irá enviar uma indicação ao Poder Executivo, sugerindo a realização de campanhas publicitárias com vistas à prevenção dos golpes sofridos pelos idosos na modalidade de empréstimo consignado.

Além disso, parlamentares da Comissão irão participar de um encontro com o Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho e com a Secretária de Comunicação Social da Presidência da República, Ministra Helena Chagas, para tratar do assunto pessoalmente.

A solicitação partiu do deputado Marllos Sampaio (PMDB/PI) por meio do Requerimento n.º 54/11, aprovado na reunião da CSPCCO na quarta-feira (15).

De acordo com o parlamentar, há uma grande oferta de crédito consignado aos aposentados e pensionistas do INSS, que tomam empréstimo junto a uma instituição financeira, atraídos pela obtenção rápida de dinheiro. Em razão dessas facilidades, os idosos acabam se tornando vítimas vulneráveis da atuação de estelionatários.

Marllos Sampaio explica que, para sustentar o crescimento vertiginoso do mercado de empréstimo consignado, as empresas utilizam fortes estratégias de marketing, exibidas de forma especial em programas populares de televisão. Segundo ele, diversas personalidades aparecem, diariamente, oferecendo facilidades para obtenção de empréstimo, tais como artistas, esportistas, cantores, apresentadores de programas de auditórios e etc.

“A propaganda, eficiente na oferta de crédito, todavia, é ineficiente para alertar a população consumidora dos riscos do negócio, em especial do fenômeno das quadrilhas especializadas que seduzem os idosos brasileiros, em função de sua vulnerabilidade e facilidade do crédito consignado, são presas fáceis. A omissão, por óbvio, não é acidental, mas uma estratégia deliberada com o fim de lesar os consumidores”, afirmou o deputado.

Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO