Comissão de Segurança Pública poderá visitar São Paulo na próxima semana

13/11/2012 15h15

Integrantes da Comissão de Segurança Pública poderão ir ao estado de São Paulo na próxima semana para acompanhar as medidas que vem sendo tomadas no estado para conter a escalada da violência. A pauta da diligência será definida também na semana que vem. A informação foi divulgada há pouco pelo presidente da comissão, deputado Efraim Filho (DEM-PB).

Os deputados Delegado Protógenes (PCdoB-SP) e Vanderlei Siraque (PT-SP) manifestaram sua indignação com a ausência dos convidados à audiência pública marcada para hoje, quando deveria ser discutida a escalada da violência em São Paulo. Dos dez debatedores convidados, apenas um compareceu, o representante da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), Elias Miller.

Delegado Protógenes disse ter se reunido ontem com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, juntamente com a bancada de deputados federais e senadores do estado. Entretanto, não estava na pauta da reunião a crise na segurança pública. Os temas em debate foram guerra fiscal, fundo de participação dos estados e royalties.

O parlamentar afirmou reconhecer que Alckmin tem feito esforços para controlar a escalada da violência, mas sugeriu que, na próxima reunião da bancada de parlamentares paulistas com o governador, o tema segurança pública seja incluído na pauta. "É necessário um plano estratégico integrado (governos federal, estadual e municipal) de segurança pública com ações para conter a escalada de violência", afirmou Protógenes.

A audiência continua no Plenário 6.

Fonte: Agência Câmara.