Comissão de Segurança participa de reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida, em Recife.

Reunião do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, em Recife, com a participação de membros da CSPCCO.
03/05/2012 17h00

Atendendo a requerimento do Deputado Efraim Filho (DEM/PB), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, uma comitiva de parlamentares do colegiado participou da 9ª Reunião do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, ocorrida em Recife no último dia 26 de abril.

O programa Pacto Pela Vida é uma política de segurança integrada que entrou em vigor em Pernambuco em maio de 2007 e, a partir de sua implantação, vem contribuindo para a redução dos índices de criminalidade naquele Estado. Tal redução motivou a presença dos parlamentares na reunião, da qual participaram, além do Deputado Efraim Filho, os Deputados José Augusto Maia (PTB/PE) e Pastor Eurico (PSB/PE).

O Deputado Efraim Filho destacou a necessidade de uma ação nacional de combate à violência nos moldes do Pacto Pela Vida. Segundo o parlamentar, Pernambuco foi o único dos nove Estados do nordeste que conseguiu reduzir a criminalidade nos útlimos 10 anos. "Se Pernambuco acertou na fórmula, é dever da Comissão de Segurança Pública difundir ações exitosas que possam ser transformadas em diretrizes para melhorar a situação da segurança no País", destacou Efraim Filho.

Para os Deputados José Augusto Maia e Pastor Eurico, são necessários mais investimentos no combate à violência. José Augusto, que é Presidente da Subcomissão Permanente para Estudar Políticas, Orçamento e Financiamento da Segurança Pública, destacou o trabalho da subcomissão de lutar pela criação de um fundo constitucional para a segurança pública, nos moldes como ocorre nas área de educação e saúde, e pela criação de um ministério específico para tratar do tema.

A participação da CSPCCO na reunião do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida chamou a atenção do Governador do Estado. Segundo Eduardo Campos, a presença do Legislativo em Pernambuco reforça a luta para uma política nacional de segurança pública. "Estamos amadurecendo para que o Brasil tenha um sistema de segurança nacional, financiado por fundo nacional que não seja contingenciado a cada ano e que possa nos ajudar a ampliar a modernização e a cobertura de políticas públicas de segurança no País como um todo", reforçou Eduardo Campos.