Comissão de Segurança irá realizar Audiência Pública para apresentar o Gibi da ANIAM

O Gibi educativo intitulado “Revistinha da Turma Legal”, tem como objetivo evitar acidentes com armas de fogo, ensinando crianças e conscientizando os proprietários sobre a sua responsabilidade pelo uso de armas.
20/10/2011 16h30

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados irá realizar uma Audiência Pública, para apresentar do Gibi desenvolvido pela Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (ANIAM).

A audiência foi solicitada por meio do Requerimento n.º 91/11, de autoria dos deputados Fernando Francischini (PSDB/PR) e Delegado Protógenes (PCdoB/SP), aprovado pela Comissão na reunião da quarta-feira (19). A data do evento ainda não foi definida.

Justificam os autores que a ANIAM desenvolveu o Gibi educativo intitulado “Revistinha da Turma Legal”, com o objetivo de evitar acidentes com armas de fogo, ensinando crianças e conscientizando os proprietários sobre a sua responsabilidade pelo uso de armas.

O gibi foi elaborado pelo cartunista Ridaut, o mesmo criador do personagem Senninha, e conta a história de uma turminha que, durante uma brincadeira, encontra, em cima do armário, a arma de fogo do pai de um deles. No momento em que tentam pegar a arma, aparece um super-herói que explica às crianças que elas nunca devem tocar em armas e que, nesta situação, um adulto deve sempre ser chamado.

Além disso, a revista em quadrinhos ensina que, sem a supervisão de um adulto, as crianças não devem mexer em objetos e produtos que podem se tornar perigosos nas mãos de crianças, como por exemplo, facas, remédios e produtos de limpeza. No final da historinha, a criança também pode participar de uma brincadeira, onde deve escrever a palavra “não” nos objetos que necessitam da supervisão de um adulto. A publicação traz ainda 10 dicas destinadas aos pais, ensinando-os sobre os cuidados necessários para guardar com segurança armas e munições.

Para participar da Audiência Pública, Francischini e Protógenes sugeriram o convite ao Vice-Presidente da ANIAM, Salésio Nuhs; ao Presidente do Movimento Viva Brasil, Professor Bené Barbosa; e ao criador dos personagens do Gibi, Ridaut Dias Junior.

“Esse é um problema gravíssimo que acontece e que dá muita repercussão: quando uma criança ou adolescente, indevidamente e sem conhecimento, acaba acessando uma arma de fogo em sua residência e cometendo um homicídio, independentemente dessa arma ser lícita ou não, o que afeta sobremaneira a sociedade. O Gibi é uma campanha de informação da ANIAM destinada a esses jovens e seus familiares, que pode realmente contribuir para que uma criança quando acesse uma arma não cometa um ato capaz de matar um irmão, um vizinho ou alguém da própria família.”, afirmou Fernando Francischini.

Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO