Comissão de Segurança divulgou, nesta quinta-feira, relatório sobre mortes no Morro da Providência
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara divulgou, nesta quinta-feira (14/08) - às 9h, no Plenário 4 da Casa - relatório referente a viagem feita por grupo de deputados ao Rio de Janeiro nos dias 10 e 11 do mês passado. O objetivo foi conversar com autoridades relacionadas às investigações sobre a morte de três jovens ocorrida no mês de junho, no Morro da Providência.
O grupo, formado pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE) – presidente da comissão e autor do requerimento que solicitou a viagem -, Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), teve Biscaia como relator.
Ao longo do período, os deputados participaram de audiências com o responsável pelo Comando Militar do Leste, general de Exército Luiz Cesário da Silveira; os procuradores do Ministério Público Federal José Augusto Vagos, Patrícia Weber e Neide Oliveira e com o juiz da 7a Vara Criminal do Rio de Janeiro Marcelo Granado. Além disso, se encontraram com representantes da Procuradoria da Justiça Militar e do Ministério Público no RJ. Também participaram de audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com parentes dos jovens que foram assassinados.
A iniciativa da Comissão de Segurança Pública se deu em decorrência do grave caso, observado em 14 de junho, que chocou o país, quando três rapazes do Morro da Providência foram assassinados depois de terem sido entregues por militares a traficantes. As tropas do Exército se encontravam no local desde dezembro do ano passado para dar segurança aos trabalhadores do projeto Cimento Social, que prevê a execução de obras em residências da comunidade.
Apesar da apuração mais detalhada do caso, por parte dos deputados, ter sido realizada nessa viagem, o problema ocorrido no Morro da Providência tem sido acompanhado de perto pela Comissão de Segurança desde o início. Tanto que, assim que soube do ocorrido, o presidente da comissão viajou para aquele estado, onde participou de reuniões com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o representante do Comando Militar do Exército do Leste, e visitou familiares das vítimas.
Assessoria de Imprensa/Comissão de Segurança Pública