Comissão aprova requerimentos para debate sobre medidas de segurança implementadas em São Paulo
O número de assassinatos no Estado de São Paulo despencou de 12.800 casos por ano, em 1999, para 4.800 casos no ano passado – virada comparável por especialistas à das cidades de Nova Iorque e Bogotá, famosas pelo sucesso de programas de segurança pública. Em função disso, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara apresentou e teve aprovado, hoje (quarta-feira, 07/06), requerimento para realização de audiência com o objetivo de debater as medidas de segurança pública implementadas naquele estado.
De acordo com o deputado, levantamento realizado pela Unesco constatou que no último trimestre de 2007 foram observadas taxas recordes de redução de criminalidade em São Paulo. Além disso, a revista TIME publicou, em março deste ano, reportagem sobre a contundente diminuição de criminalidade no referido estado.
Em razão de tais dados, o requerimento objetiva, segundo o deputado, a realização de avaliação por parte dos membros da comissão, sobre a possibilidade de se transportar as medidas de segurança pública adotadas pelo governo estadual em São Paulo para os outros estados brasileiros, respeitadas as peculiaridades de cada local.
A audiência pública, ainda não tem data definida. Terá como convidados, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão; o delegado geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Maurício José Lemos Freire e o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Roberto Antonio Diniz. Além do ex-diretor do departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa – DHPP – da Polícia Civil de São Paulo, Domingos Paulo Neto; e do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Alberto Rodrigues.
Assessoria de Imprensa da Comissão de Segurança Pública