Combate às drogas envolve polícia, escola e família, diz coordenador

03/04/2012 15h10

O coordenador da Área de Policiamento Comunitário da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Erisson Lemos Pita, destacou há pouco que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) atende atualmente cerca de 15 milhões de crianças e adolescentes. Segundo ele, o programa é executado nos 27 estados da Federação pelas polícias militares. “O trabalho envolve a tríade polícia, escola e família”, acrescentou.

Originado nos Estados Unidos, o Proerd vai completar 20 anos no Brasil. De acordo com Lemos Pita, o projeto começou no Rio de Janeiro, com poucos policiais, que nas horas de folga se dedicavam a essa tarefa. “Hoje, o programa é executado em mais de 50 países, e o segundo maior é o brasileiro, atrás apenas dos Estados Unidos”, afirmou.

No Distrito Federal, de acordo com o coronel da Polícia Militar José William Matias, já foram atendidas 378 escolas. Para o primeiro semestre deste ano, está programado o atendimento de 12 mil alunos. “A expectativa é dobrar esse número no segundo semestre”, informou.

Erisson Lemos Pita e José William Matias participam de audiência pública organizada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para debater o Proerd.

O evento prossegue no Plenário 6.

Continue acompanhando esta cobertura.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcelo Oliveira

Fonte: Agência Câmara