Cardozo falará a Câmara sobre ação da PF e violência em SP
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará na Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira, para prestar esclarecimentos sobre a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal (PF) à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Cardozo falaria hoje aos parlamentares sobre a série de atos violentos que ocorre em São Paulo, mas o depoimento foi adiando a pedido dele. O ministro quer mais tempo para abordar os dois assuntos na próxima semana.
Batismo de fogo: veja nomes "inusitados" das operações policiais
Homicídios, estupros e roubos crescem em SP em 2012
Veja o mapa dos assassinatos em SP
Segundo o presidente da comissão, Efraim Filho (DEM-PB), o acordo com o ministro - para que fosse acrescentado ao requerimento referente a São Paulo o pedido de esclarecimento sobre a operação da PF - ocorreu no início da manhã.
A PF prendeu seis pessoas na Operação Porto Seguro, na sexta-feira. As ações ocorreram em São Paulo - capital e interior - e Brasília, decorrentes de investigação de um grupo de pessoas que atuava em órgãos federais para beneficiar interesses privados.
Onda de violência
Desde o início do ano, ao menos 94 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 19 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital foram registrados 1.135 casos de homicídios dolosos entre janeiro e outubro, mais do que todo o ano de 2011. O mês de outubro foi o mais violento dos dois últimos anos na cidade, com 176 mortos. Em todo o Estado, foram 4.007 casos registrados desde janeiro.
Fonte: Portal do Terra