Audiência da CSPCCO sobre o controle de armas promete ser palco de discussões acaloradas

27/04/2011 17h25

A Audiência Pública marcada para amanhã, quinta-feira, dia 28 de abril, às 10h, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados promete ser palco de discussões acaloradas. Solicitada pelo deputado Alessandro Molon (PT/RJ), a audiência tem por objetivo debater o controle de armas no Brasil.

A reunião acontecerá no plenário 06 do Anexo II. Foram convidados Douglas Morgan Fullin Saldanha, Chefe do Sistema Nacional de Armas - SINARM; o Cel. PM Álvaro Batista Camilo, Presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares; Almir de Oliveira Júnior, Pesquisador do Sistema de Indicadores de Percepção Social, do IPEA; Salésio Nuhs, Diretor-Institucional da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições e representante da Companhia Brasileira de Cartuchos; Bené Barbosa, Presidente do Movimento Viva Brasil; Antônio Rangel Bandeira, Coordenador do programa de controle de Armas do Viva Rio; e Melina Risso, Diretora do Instituto Sou da Paz.

A Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki, também convidada a participar do debate, tinha compromisso agendado para a data. Por isso, afirmou que tratará do tema na audiência marcada para o dia 05 de maio, quando será apresentado o Mapa da Violência 2011.

Em resposta ao massacre ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, no Rio de Janeiro, e em razão da proposta apresentada pelo presidente do Senado Federal José Sarney (PMDB/AP) para a realização de um novo referendo sobre o desarmamento, a CSPCCO inicia com esta audiência pública uma série de reuniões e seminários, com o intuito de debater o uso e o controle de armas, bem como as possíveis ações do Congresso Nacional para a melhoria da segurança pública no país.

Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa da CSPCCO