Arquivado projeto sobre dispositivo para rastreamento em armas

14/10/2008 11h25

Gonzaga Patriota recomendou a rejeição da proposta em razão de problemas técnicos e do alto custo.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou na última quarta-feira (8) o Projeto de Lei 2.371/07, deputado Ratinho Júnior (PSC-PR), que tornaria obrigatória a adoção de dispositivo de identificação e rastreamento em armas de uso exclusivo das Forças Armadas. A proposta será arquivada.

Embora reconhecendo o mérito da iniciativa, o relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), recomendou a rejeição da proposta em razão de problemas técnicos e do alto custo da medida. "Se é possível implantar um dispositivo de rastreamento em uma arma, é possível retirá-lo. Em conseqüência, seriam gastos recursos consideráveis para implantar um dispositivo de rastreamento, que um armeiro rudimentar poderia desinstalar em menos de cinco minutos", argumentou Patriota. Ele ainda lembrou que o custo para implementação da medida seria mais alto do que o valor das armas roubadas.

O autor da proposta argumentou, no entanto, que é grande o número de armas roubadas de quartéis, e as operações para recuperação são caras.

Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br